Filha de abdonesne e anitense conquista título inédito para o Brasil
Cheiro da alfazema Começa a ser desenvolvido na prática
Abdon Batista
N
a semana que passou oitomulheres agricultoras do Município receberam as primeiras mudas de alfazema para o plantio. Foram plantadas aproxi-madamente quatro mil mudas neste primeiro momento. Ao todo trinta senhoras fazem parte do projeto, mas apenas oito delas foram contempladas inicialmente. As demais deverão receber as plantas na próxima remessa. As mudas de alfazema foram produzidas em Campos Novos pela Epagri, a partir das sementes importadas do Canadá.
A iniciativa tem como objetivo principal transformar Abdon Batista na capital do perfume, além de inserir as mulheres no mercado de trabalho, e conseqüentemente agregar mais uma fonte de renda nas pequenas propriedades.
De acordo com a produtora Irene Marli Coelho, que plantou cerca de 500 mudinhas numa área de aproximadamente meio-hectare, a expectativa com a implantação da nova cultura é bastante promissora. "Acho que teremos o resultado esperado. Eu adoro flores, por isso estou apostando que tudo dará certo", salienta.
O processo de implantação do projeto foi lento, desde o ano passado as produtoras estão recendo orientações sobre a forma correta do cultivo.
"Temos que ter um cuidado todo especial com as plantas, desde o preparo do solo. Todos os dias no final da tarde regamos manualmente a plantação. Mas todo esse trabalho certamente será recompensado no futuro", disse Irene.
A partir de um a dois anos as ervas começarão a florescer, e desta flor será extraído o óleo essencial que serve para a fabricação de perfumes, sabonetes, detergentes, desinfetantes e outros produtos do gênero.
Através de uma parceria envolvendo a Prefeitura Municipal, Enercan e Epagri será construído um extrator, ou seja, uma mini-indústria no Município, para a retirada do óleo das plantas. Isso vai fazer com que as associadas aumentem suas rendas, pois poderão comercializar com mais facilidade a essência produzida com as indústrias de cosméticos do país.
Deixe seu comentário