logo RCN

Começa a safra do kiwi orgânico em Cerro Negro

Cerro Negro

Iniciou no final do mês de abril e deverá se estender por pelo menos mais duas semanas, a colheita do kiwi orgânico na propriedade de Odelirio Olimpio Marion, na localidade de Santa Luzia, interior de Cerro Negro. A expectativa do agricultor, é colher aproximadamente 70 toneladas do fruto, 30% acima, do que no ano anterior.

Bastante satisfeito com o aumento na produção, resultado do clima propício na época da floração e dos cuidados que mantém com o parreiral, ele espera agora pela comercialização dos produtos. "A safra deverá ser encaminhada para São Paulo e Curitiba", diz o técnico agrícola, que há 10 anos, resolveu dedicar-se à atividade.

Dos 10 hectares de área plantada, apenas oito está produzindo. O grande diferencial, está no processo de produção. Nenhum tipo de agrotóxico é utilizado no parreiral. Através disso, foi possível receber a certificação do instituto de biodinâmica ? IBD, autorizando a comercialização em todo o país e no exterior. Além de oferecer um produto de boa procedência, o resultado aparece no bolso. "Uma das vantagens é o preço que fica pelo menos 30% acima, se comparando ao produto convencional", afirma Seu Odelirio, que conta com cerca de 10 funcionários trabalhando na colheita.

Segundo ele, às pessoas estão cada vez mais exigentes, em relação à alimentação consumida. "Isso é uma conseqüência do aparecimento do número exagerado de doenças. Hoje em dia, o ser humano está mais consciente e sabe que necessita de consumir alimentos saudáveis e que tragam saúde para seus familiares", ressaltou.

Além de ganhar mais no momento da comercialização e oferecer um produto natural aos consumidores, ele também está colaborando com o meio ambiente. "A preservação da natureza, depende de cada um de nós. É necessário que façamos alguma coisa ao nosso redor para não tornar o nosso planeta, um lugar de difícil sobrevivência", comentou Odelirio, que deve receber em torno de R$ 3,00 reais o quilograma do fruto vendido.

Anterior

São Jorge levanta o troféu do Sítio New Life

Próximo

A imperatriz de Cerro Negro

Deixe seu comentário