logo RCN

Comunidade de Abdon Batista participa do lançamento do PROERD

Abdon Batista

Nem mesmo a chuva e o frio atrapalharam o bom número de pessoas que prestigiaram o lançamento do Proerd no Município. O evento aconteceu nas dependências do Salão Paroquial, na última quinta feira dia 26 às 19:00 horas.

Proerd significa, Programa Educacional de Resistência as Drogas, é a versão brasileira do programa norte-americano, Drug Abuse Resistance Education ? D.A.R.E., surgido em 1983.

No Brasil o programa foi implantado no ano de 1992, em Santa Catarina em 1998, sendo que Lages foi a cidade pioneira, e hoje conta com 3 cursos- Proerd para 4ª serie/5º ano e 6ª serie/ 7º ano do ensino fundamental e Curso Proerd para pais.

O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecer as pressões e a influência diária em usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas.

O Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura, da Paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

O curso terá uma duração de 10 semanas, com 1 aula semanal, e para o Proerd pais, será de 5 semanas , com início previsto no mês de agosto.

O Poder público municipal, dará todo o apoio necessário para o bom andamento do curso, disse a secretária de educação do município Sra. Janete Bortoli Mocelim, complementando ainda \"Acho o Proerd de fundamental importância, pois o mesmo tem o objetivo de ajudar na formação do caráter dos alunos, como cidadãos de bem, ou seja, prevenindo-os contra as drogas e vícios, causadores de tanto mal, não só para os usuários, mas também aos que os rodeiam\".

Para o coordenador do Proerd do 6º Batalhão da Polícia Militar, 1º Sgt. Nilton Salmória, os principais alunos para se trabalhar essa prevenção, são os com idades de 9 a 12 anos, pois é onde forma-se a base de tudo e cria-se a personalidade de cada um, num segundo momento, acima dessa idade já na pré-adolescência, trabalha-se a decisão, ou seja, ele mesmo fará uma auto avaliação daquilo que é bom ou prejudicial a sua saúde.

Paulo Pires ? Jornalista.

Anterior

Prefeitura é contemplada com veículos da receita federal

Próximo

Alunos da E.E.B. José Cesário Brasil despertam para o

Deixe seu comentário