logo RCN

Comunidade Santa Catarina inaugura benfeitorias comunitárias

Anita Garibaldi

Uma extensa programação de festas e celebrações marcaram a inauguração das benfeitorias comunitárias da Comunidade Santa Catarina, implantada pela BAESA (Energética Barra Grande S/A) no município de Anita Garibaldi. Graças à empresa, as 25 famílias residentes no local já podem usufruir do ginásio de esportes, igreja, campo de futebol suíço e cancha de laço.

A inauguração foi realizada durante todo o dia de ontem e contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Regional de Lages em exercício, Juarez Mattos, do prefeito de Anita Garibaldi, Rui Duarte, do líder comunitário, Adão Lessa, e representantes da BAESA e da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), responsável pela assistência social às famílias. A programação foi aberta com uma cavalgada em procissão à Santa Catarina, a padroeira da comunidade. Em seguida, os presentes acompanharam a celebração eucarística e assistiram à execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pelo coral formado por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Joaçaba e Capinzal. Após o almoço de confraternização, a comunidade acompanhou a apresentação artística de músicas nativistas e trovadores da terra, além da realização de um matebaile. \"É um momento muito especial para todos nós\", destacou Adão Lessa. \"É uma conquista que precisa ser bastante comemorada\", acrescentou.

Um dos moradores é o agricultor Ressoli Machado de Lima, que há três anos reside na Comunidade Santa Catarina. Ele se emociona ao lembrar das dificuldades enfrentadas anteriormente, quando apenas era um simples arrendatário e hoje tem sua própria moradia. \"Eu não sei como agradecer a BAESA pelo que ela fez pela gente\", ressalta, acrescentando que sua vida era muito difícil, mas que hoje vive feliz ao lado da esposa e dos filhos. \"O sofrimento ficou para trás, agora tenho minha terra para plantar, meu gado para criar, enfim, posso dizer que vivo no paraíso, um sonho que chega a ser até difícil de acreditar\".

Ressurgimento

Mais do que comemorar a construção das benfeitorias comunitárias, a solenidade celebrou o ressurgimento de uma comunidade no mesmo local onde, há quase 50 anos, foi instalada a fábrica de pasta de celulose Gollin, a principal empresa do município à época e responsável por gerar emprego a famílias que residiam na comunidade. Um incêndio, entretanto, destruiu a sede da empresa e deixou os empregados sem trabalho, obrigando os moradores a se deslocarem para outras locais.

No último domingo, para celebrar a instalação da \"nova\" Comunidade Santa Catarina, o grupo \"Cavaleiros dos Lagos\" trouxe de volta a imagem de Santa Catarina, retirada de seu local de origem desde o fechamento da empresa Gollin e a saída de seus moradores. O retorno da imagem da santa ao altar da igreja emocionou os presentes e, simbolicamente, retratou o ressurgimento da Comunidade Santa Catarina, hoje com 25 famílias, todas instaladas em novas propriedades, dotadas de casa, galpão, rede elétrica, sistema de abastecimento de água, estradas de acesso e solo preparado para lavoura. Agora, as famílias passam a desfrutar do ginásio de esportes, igreja, campo de futebol suíço e cancha de laço.

Anterior

Centro comunitário está perto de se tornar uma realidade

Próximo

Definida a programação da 5ª Cavalgada dos Lagos

Deixe seu comentário