logo RCN

Curso de Bombeiros Comunitários em Fase Final

Anita Garibaldi

Alunos do curso de Bombeiro Comunitário saem da sala de aula e passam a colocar em prática o que aprenderam, primeiros socorros, resgate urbano e florestal, resgate veicular, combate e prevenção a incêndio, busca e salvamento, resgates de acidentados (atendimento pré-hospitalar em emergências). Essas, porém como já são conhecidas como atividades básicas e como toda a organização é formada por pessoas que estão ligadas à sociedade, não só no atendimento às emergências, mas também em outros setores da comunidade.

O curso teve inicio em março e conta com treze alunos, estão com sua formatura programada para o mês de novembro.

Segundo o cabo Santin "São 720 horas/aulas onde os alunos vão adquirir a segurança adequada para poderem orientar sobre a importância dos primeiros socorros em vítimas de diversos tipos de acidentes, proporcionando-lhes um ambiente de companheirismo, civismo, sociabilidade, responsabilidades autonomia" finalizou o cabo.

Já para o bombeiro militar Soldado Irackson de Jesus, os alunos aprendem Prevenção e combate à incêndio, Técnicas de Atendimento pré-hospitalar, Prevenção de acidentes no lar, tomar medidas eficazes e objetivas na parte prevencionista, dando-lhes condições de discernimento em casos de acidentes em geral, adquirir a capacidade de prevenir incêndios, utilizando-se dos meios disponíveis. Evitar situações de riscos e práticas de atos inseguros, identificar os tipos de incêndios e a forma de combate específica que cada caso requer identificar os equipamentos de combate a incêndios.
Para o BCP Pires "Os alunos levam consigo experiência e conhecimento para toda a vida, e este conhecimento ninguém tira. Com esta aprendizagem podemos ajudar e muito perante a sociedade, desde uma simples orientação até mesmo podendo salvar uma vida, e saber como agir na hora certa de um acidente ou tragédia, esta é a grande importância do curso" destacou Pires.

Os alunos depois de formados receberão certificado e consequentemente terão que prestar 24 horas de serviço voluntário por mês no GBM de Anita, para manter sempre as técnicas atualizadas.

Anterior

Celso Ramos tem novo secretário da cidade e meio ambiente

Próximo

Ateliê das Artesãs lança novos produtos

Deixe seu comentário