Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Curso sobre Construção de Cisternas em Ferro Cimento
Anita Garibaldi
De 10 a 13 de dezembro último, o IBENS e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anita Garibaldi realizaram um Curso Prático para Construção de Cisternas em Ferro Cimento para Armazenamento de Água da Chuva. A capacitação foi direcionada para agricultores e pedreiros com o objetivo de ensinar a técnica de construção para aquelas pessoas que normalmente trabalham com construções que assim, capacitadas, poderão difundir a técnica pelo município e região.
O Curso foi ministrado no Centro de Educação Ambiental, Casa de Barro, e a cisterna, com capacidade para armazenar vinte mil litros de água, foi construída em regime de mutirão pelos participantes do curso no sítio de Célio Gomes, no Bairro Coopercampos, em Anita Garibaldi. \"A propriedade está inserida na discussão do Turismo Rural e a construção neste local, além de favorecer a propriedade, vai ajudar na divulgação da proposta, pois muitos visitantes passarão pelo local\", ressaltou Jacir do Prado, técnico do IBENS e responsável pelo curso, emendando:\"As cisternas em ferro-cimento são muito resistentes, e são uma opção barata, eficiente, de fácil construção e reparo que possibilitam o armazenamento de grandes quantidades de água das chuvas que podem ser usadas para muitas finalidades nas propriedades, desde a limpeza até o consumo pelos animais e a irrigação\", completou Jacir.
Segundo ele, dentre os motivos da escolha da propriedade para a construção da cisterna destaca-se a \"preocupação com a sustentabilidade ecológica das construções e a possibilidade de aproveitar a água da chuva para a limpeza do galpão e dos animais, e se cada um faz uma pequena parte, na soma ganha todo mundo\".
Além das vantagens citadas acima, a construção da Cisterna vale a pena também pelo lado econômico, segundo Gilmar Vieira, do IBENS, \"o investimento total não vai ultrapassar R$ 2.200,00, o que a torna muito barata, se comparada com uma caixa d?água em fibra que está custando mais que o dobro deste valor\".
O curso terá continuidade em janeiro de 2009, quando o grupo volta a se reunir para a conclusão da cisterna. Maiores informações com o Célio ou com os Técnicos do IBENS.
Deixe seu comentário