Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
DOR NAS COSTAS
Laboratorio Ambrosio
termo \"dor nas costas\" compreende as dores localizadas nas regiões cervical, toráxica ou lombar e pode ser considerada como um dos sintomas mais comuns presentes no dia-a-dia de milhões de pessoas da população adulta em variadas idades, raças e rotinas de serviços.
Entre os inúmeros fatores de riscos que levam a \"dor nas costas\", pode-se destacar:
- Má postura em casa ou no trabalho;
- Prática de esporte com impacto ou movimentos bruscos;
- Permanência de longos períodos em uma mesma posição;
- Atividades freqüêntes que exigem o agachar e levantar peso;
- Movimentos repetitivos de rotação da coluna vertebral;
- Obesidade;
- Falta de exercícios físicos ou exercícios mal orientados.
Apenas um desses fatores de riscos presentes, já é o sufuciente para causar pequenos traumas nas vértebras que compõem a coluna vertebral, resultado no comprometimento de toda à musculatura que envolve a região anterior e posterior do tronco, causando o aparecimento da dor.
De acordo com os achados clínicos, normalmente as \"dores nas costas\" são de caráter evolutivo, começando suavemente e chegando a se tornar insuportáveis, podendo ainda estar associado a outros problemas de saúde.
Frente a evolução de toda a sintomalogia que envolve o tema, há um consenso na sociedade científica mundial sobre a necessidade de se investir no tratamento fisioterápico preventivo da \"dor nas costas\", evitando com isso, que indiovíduos ainda em idade produtiva, fiquem fadados à incapacidade pora o trabalho e para as atividades da vida em geral.
Deixe seu comentário