Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Em Vacaria, acampamento dos Cavaleiros dos Lagos recebeu visitas ilustres
Anita Garibaldi/Vacaria
Reportar uma cavalgada é um dilema, afinal de contas o que dizer de tantas maravilhas que se vê e das muitas histórias que se vive, quais delas selecionar para mostrar e contar. Quanta inspiração quando se chega a cavalo e se dá um “ô de casa” escutando um “buenos dias”. Talvez, num verso, uma tentativa de resumo, “Há pouco andei campereando, revendo a velha querência, a infância e a adolescência foram comigo – floreando, elas terminam voltando, quando se retorna ao pago, uma volta é sempre um trago que descontrai e que amansa e a alma é como criança quando recebe um afago...” (Volta aos Pagos – Jayme Caetano Braun).
Para recordar, a cavalgada partiu de Anita Garibaldi na tarde do dia 23 de janeiro e chegou em Vacaria no dia 29, um dia antes do previsto. O motivo, muita chuva e rios cheios que obrigaram o grupo a refazer o roteiro da viagem, eliminando a passagem pela Coxilha Rica e a travessia a nado pelo Passo de Santa Vitória.
Com a reorganização do trajeto a travessia para o estado do RS foi pela ponte do Passo do Socorro (BR 116), abaixo d’água com as capas no lombo lá passaram os cavaleiros.
Neste momento, acima de tudo precisamos agradecer, às comunidades e proprietários que nos receberam, desde o RRC Santa Catarina em Anita Garibaldi, onde pernoitamos a primeira noite, o Dr. Rogério Martins e o Dr. Tadeu em Campo Belo do Sul, na segunda noite, a passagem pela Florestal Gateados na agradável companhia do Seu Valdir Ribeiro (Teixeira), os dois pernoites e a grandiosa recepção na Fazenda do Tio Ruja (Rogério Machado) em Capão Alto, o pernoite na Fazenda do Seu Ivo Bianchini (BR 116) também em Capão Alto, o pernoite na Fazenda do Seu Pegoraro já em Vacaria e a hospitalidade dos Peões e do Capataz, Seu Aparício, a recepção na Fazenda de Luiz Alfredo Horn, enfim, agradecemos a todos aqueles que contribuíram para o sucesso desta cavalgada, muitos deles simplesmente permitindo a passagem pelas terras das Fazendas.
Também, esta cavalgada se viabilizou graças ao empenho de todos os membros do Grupo Cavaleiros dos Lagos e as parcerias que o Grupo conseguiu mobilizar. Assim, os Cavaleiros dos Lagos deixam mais uma vez registrado um agradecimento especial a BAESA, ao Jornal Correio dos Lagos, a Construtora Tadeu Furtado, a Cooperativa Coopercampos, ao Supermercado Central, ao Posto Avenida e a Passofer Peças e Ferramentas.
Dos dias que estiveram em Vacaria, no 28º Rodeio Crioulo Internacional, destaca-se algumas das visitas recebidas no dia 30/01 no acampamento, lá estiveram neste dia o Prefeito de Esmeralda, Luiz Jaime Kramer, o Prefeito em Exercício de Anita Garibaldi, Júlio Pinheiro, o Prefeito de Vacaria, Elói Poltronieri e a inédita visita de um Ministro do Governo Federal, o Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin (que representou o Presidente Lula no Ato Oficial de Abertura do Rodeio). O Prefeito de Vacaria e o Ministro receberam das mãos do Coordenador dos Cavaleiros dos Lagos, Célio Gomes, duas Malas de Garupa, como brinde e recordação da visita ao acampamento.
Outro feito importante ocorreu na disputa de Laço Caravanas (quinteto) no dia 31/12 onde nossos laçadores fizeram bonito conquistando o 3º lugar.
De quebra, a alegria da missão cumprida, a emoção das crianças e do Niquinho (Anildo Stela) cavalgando com a gente rumo a Vacaria, os aniversários do Paulo Gracietti e do Baldasso, muitas lembranças boas guardadas na memória e a certeza de que novas cavalgadas virão.
Deixe seu comentário