logo RCN

Encontro discute ações para incrementar a pecuária leiteira da região

Anita Garibaldi

Aproximadamente 300 pessoas participaram, na sexta-feira (22), do 1º Seminário da Pecuária Leiteira da Região dos Lagos. O evento realizado na no Lago Azul Campestre Clube, foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura. Além dos produtores dos diversos municípios da região, o seminário contou com a presença de várias autoridades, entre elas o Prefeito Rui Duarte, o secretário de agricultura do Estado Antônio Ceron, o Deputado Estadual Eliseu Mattos, o Secretário da SDR-Lages Osvaldo Uncini e o Gerente Geral da Epagri Otto Werner Pires.

O encontro, além de outras finalidades, ofereceu instrução para os futuros produtores de leite, esclareceu dúvidas para os produtores que já estão na atividade e evidenciou itens importantes da pecuária leiteira.

Várias palestras relacionadas à atividade foram ministradas durante o dia.

 "A nossa intenção foi de trazer os palestrantes o mais próximo possível de nossos produtores rurais, afim,  de que tenham as informações necessárias sobre a pecuária leiteira", ressaltou o Secretário Municipal de Agricultura Dirceu Dalamico, complementando que   "Anita Garibaldi, assim como os demais municípios da região dos lagos, estão percebendo que esta atividade, pode se tornar uma importante fonte de renda para os agricultores nas suas propriedades", concluiu.

O Prefeito Rui Duarte, destacou a importância do evento, dizendo que, se trata de uma alternativa viável, a qual,   deve ser amplamente explorada, pois  pode agregar valor e um rendimento mensal aos agricultores que se dedicarem à atividade.

Para ele, o setor leiteiro já tem um certo destaque na Região dos Lagos. No entanto a meta no Município, segundo ele,  é fazer com que em pouco tempo existam no mínimo 300 produtores dedicados à produção de leite. "Vamos fazer um esforço grande para implementar uma bacia leiteira forte,  que possa transformar a realidade de nossos produtores rurais, oferecendo condições de vislumbrar um horizonte melhor, com mais sustentação financeira e com mais oportunidades de sobrevivência no campo", afirmou o Prefeito. 

De acordo com o Gerente Geral da Epagri, Otto Werner Pires, a entidade vem realizando pesquisas para fomentar o processo de desenvolvimento da atividade na região serrana. Segundo ele existem diversos financiamentos facilitados para a compra de animais. "Como incentivo, o Governo do Estado vai pagar os juros nas aquisições de matrizes", salientou.

Anterior

Usina de Notícias

Próximo

Ex. combatente mantém cada vez mais forte o amor pela pátria

Deixe seu comentário