logo RCN

Escola finaliza projeto Meu Brasil Brasileiro

Celso Ramos

Na Escola de Educação Básica José Cesário Brasil, no município de Celso Ramos, a viagem de Cabral e o descobrimento do Brasil se resumem a um episódio histórico, porém, tedioso. Por algum motivo, jamais ficamos sabendo que boa parte dos 1.500 tripulantes da frota que deixou Lisboa no dia 09 de março de 1500 tinha, em média, 15 ou 16 anos de idade, e que muitos deles jamais haviam navegado, sendo recrutados a força em pequenas cidades do interior de Portugal. Quanto ganhavam eles? O que pensavam? O que esperavam? Quantos sobreviveram? De que forma morreram aqueles que jamais retornaram a sua pátria?

Essas respostas se tornaram conhecidas dos alunos por meio do projeto Meu Brasil Brasileiro e, uma vez de posse delas, nos vemos preparados para entender muito mais plenamente ? e com muito mais prazer e lucidez ? que de fato significou a descoberta do Brasil e qual o alcance da jornada comandada por Cabral.

E foi esse o objetivo da Escola de Educação Básica José Cesário Brasil, ao longo desses três meses de projeto, fazer descobertas até então desconhecidas dos estudantes. \"Nossos professores trabalharam exaustivamente nessa caminhada rumo ao redescobrimento da nossa Pátria!, salientou a diretora Nilcéia Spagnoli Pelozato.

O projeto foi trabalhado de maneira interdisciplinar por todos os funcionários da Escola. \"Eram feitas paradas semanais, cada turma ficou responsável por uma região do Brasil, pesquisando culinária, folclore, danças típicas, história, geografia, pontos turísticos, enfim tudo sobre tudo\", relata a Assistente Técnica Pedagógica Olga Mª Spagnoli Casassola.

Junto com esse projeto foi realizada uma gincana cultural que iniciou no dia 03 de novembro e finalizou no dia 10 do mesmo mês, com jurados e tudo, que tinham a difícil missão de dar notas para todos os quesitos pedidos no regulamento. \"Foi bem difícil, mas infelizmente alguém sempre tem que ganhar, os trabalhos estavam em um nível muito bom, o que tornou realmente mais árdua a nossa tarefa\", diz a professora Daniela Grassi, que foi uma das juradas.

E os vencedores foram:

MATUTINO: 5ª série ? Região Nordeste

VESPERTINO: 5ª série ? Região Norte

NOTURNO: Região Centro- Oeste*

Anterior

Três mil pessoas acompanharam a abertura do brilho de natal

Próximo

Solidariedade

Deixe seu comentário