Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Evento marca o encerramento do PAA em 2008
Anita Garibaldi
Prestação de contas, esclarecimentos sobre dúvidas existentes e explanação sobre as atividades nos dois anos seguintes. Estes foram os assuntos abordados na reunião de encerramento do Programa de Aquisição de Alimentos ? PAA , em Anita Garibaldi. O evento aconteceu na manhã de segunda-feira (10), no centro cultural Bradamante Salmória, reunindo na oportunidade, agricultores cadastrados e entidades beneficiadas com a distribuição dos alimentos.
De acordo com o coordenador regional do PAA, Juarez Mattos, o resultado do programa em Anita Garibaldi não poderia ter sido melhor. \"O desafio inicial era dar credibilidade ao programa, e percebemos que a meta foi superada de forma positiva, pois conseguimos repassar confiança aos agricultores e ao mesmo tempo, fazer com que o programa se transformasse numa importante conquista para eles\", comenta o coordenador.
Segundo ele, 30 agricultores e 11 entidades participam do PAA na cidade dos Lagos. No ano de 2008 foram adquiridos através do programa, mais de 10 toneladas de produtos, das mais diversas espécies, que simultaneamente foram doados as entidades cadastradas para ajudar na alimentação de crianças, jovens e adultos.
Esse balanço gerou um investimento de R$ 60 mil, recursos vindos de um convênio que tem a parceria do Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Governo do Estado, que oferece uma contra-partida de 20% . O projeto ainda conta com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages e Prefeitura Municipal. \"A finalidade do PAA é manter os cidadãos em suas propriedades no interior e ao mesmo tempo, trabalhar a questão social, oportunizando alimentos a quem tem fome, pois somente assim, estaremos fazendo política de responsabilidade social\", define Juarez.
Com relação à continuidade do programa no município, o coordenador do programa, adiantou que um novo projeto já está pronto e será apresentado em dezembro no MDS, na capital federal. \"Esperamos garantir os recursos para o desenvolvimento do projeto 2009/2010\", fala Juarez, lembrando que o projeto sugere a quantia de R$ 10 milhões para ser distribuído nos 108 Municípios do Estado. \"O valor de distribuição varia de acordo com o índice populacional de cada município e o projeto tem inicio a partir do momento que abrir o orçamento da União e do Estado, no próximo ano\", finaliza.
Deixe seu comentário