Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Festa do Migrante
Anita Garibaldi
Uma festa que veio para ficar porque referencia a história do município de Anita Garibaldi. A grandeza da alma de um povo simples, honesto e trabalhador que por aqui passou, num percurso de mais de 100 anos, não poderia ficar no olvido.
E foi em vista disso que em 2003, por iniciativa das autoridades municipais, foi realizada com muito brilhantismo a 1ª Festa do Migrante, transformando-se numa verdadeira consagração, em homenagem a todos os que por aqui passaram.
Repete-se hoje a 5ª Festa do Migrante no município de Anita Garibaldi, talvez com características diferentes, mas o intuito é sempre o mesmo, dar destaque especial a grande contribuição do nosso migrante na construção e desenvolvimento desta comunidade.
As comemorações e eventos programados para estes dias de festa refletem o sentimento uníssono de gratidão ao nosso migrante, peça fundamental e fator do grande progresso para o município de Anita Garibaldi e Região Serrana.
Portanto, podemos dizer sem sombra de dúvidas, que é uma festa de confraternização, porque muitos migrantes tem oportunidade de voltar à sua terra de origem, rever o seu passado e marcar encontro com seus amigos e parentes. É desta forma e nestes encontros com um abraço amigo e fraterno que os laços de amizade se mantém unidos.
A você amigo migrante, que veio para matar a dor pungente de uma saudade depois de muitos anos, longe de sua querência, queremos dar-lhe as boas vindas. Sinta-se á vontade em nosso meio. Faça de conta que a casa é sua porque você merece muito mais que isso, sabendo que o mérito de seus trabalhos dá o titulo de herdeiro do patrimônio aqui construído.
Aos que partiram daqui e não mais voltaram, por finitude do tempo, aos que aportaram na querência eterna., nossa homenagem póstuma.Referência toda especial aos Ex. Prefeitos, Vice- Prefeitos e vereadores e outras autoridades que no desempenho de seus mandatos muito contribuíram para o bem estar desta comunidade.
Temos por empenho, na medida do possível, resgatar junto ao órgão do Departamento de Cultura e Turismo, sob a sábia Diretoria da Professora Neusa T.Schlosser Cechin a memória dos ancestrais de muitas famílias que por aqui passaram. Seria, talvez, necessário elaborar mais um Livro sobre a História de Anita Garibaldi, relatando nas páginas molduradas em ouro, os feitos de tantas figuras anônimas. Quem sabe, mais tarde estas possibilidades de destaque que leva, não a alcunha, mas o título de migrante, possa ilustrar a moldura do panteão da história do município de Anita Garibaldi.
É por isso que repito em forma de prece:
" Deus permita que nunca se desfaça a imagem e a pujança desta raça.
E se por aqui passou muita gente como a própria história não desmente com penhor guardaremos o semblante desta figura que é nosso migrante".
Graciano Martello
Deixe seu comentário