logo RCN

Icads e STR abrem Ponto Digital em Anita Garibaldi

Anita Garibaldi

Já está em funcionamento e aberto ao público o Ponto Digital de Anita Garibaldi, projeto desenvolvido por meio de parceria entre o Instituto Catarinense de Desenvolvimento Sustentável – Icads e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR. Instalado na Rua Frei Rogério, em frente à Celesc. O espaço possibilita a utilização de computadores conectados à internet, de forma gratuita, com monitoramento e apoio técnico.

O projeto tem como objetivos principais o estímulo à cidadania, inclusão digital, inserção no mercado de trabalho e geração de trabalho e renda. O Ponto Digital é uma iniciativa do Icads que conta com o patrocínio da empresa Brasil Telecom. Para viabilizar o projeto, o Icads firma parceria com entidade local, que disponibiliza sala própria para a instalação dos equipamentos (cinco microcomputadores) e rede física (conexão à internet em banda larga). Neste semestre, além Anita Garibaldi estão sendo beneficiados com o Ponto Digital os municípios de Araranguá, Curitibanos, Xanxerê e Videira.

De acordo com o coordenador pedagógico, Claudenir Gazzoni, o Icads propõe que cada Ponto Digital funcione no período de oito horas diárias e sob coordenação da comunidade na qual está instalado. Durante o primeiro ano, o Icads manterá um monitor para orientar o uso dos computadores, o acesso adequado às ferramentas de comunicação e a realização de atividades educativas com os usuários. Esse monitor é denominado de agente comunitário e foi selecionado no município.

A iniciativa de criação do Ponto Digital, segundo o coordenador local do projeto, Claudionor de Macedo, é algo inédito no município de Anita Garibaldi. "É o primeiro espaço de informática com acesso gratuito, aberto para quem quiser utilizar", explica. A coordenação pretende fazer do Ponto Digital um projeto inovador no município, levando para o espaço pessoas que não conhecem e não têm acesso à internet, como é o caso da terceira idade, dos clubes de mães e da juventude carente.

Serão definidos horários diferenciados para aproveitar bem todos os dias da semana. A intenção da coordenação é abrir o Ponto Digital também à noite, em alguns dias da semana, para possibilitar a utilização pelas pessoas que trabalham e estudam.

Por tratar-se de um espaço voltado a atividades de inclusão digital e cidadania, a utilização do Ponto Digital deve obedecer algumas normas e restrições. Acessos a jogos, sites de relacionamento e conteúdo pornográfico, por exemplo, são proibidos e bloqueados nos computadores do Ponto Digital. Cada usuário receberá uma cartilha contendo orientações para garantir o bom aproveitamento do espaço, que será supervisionado pelo monitor.

Anterior

Enercan repassa veículo ao Conselho Tutelar de Celso Ramos

Próximo

Alunos recebem kit escolar

Deixe seu comentário