logo RCN

Inseminação artificial contribui para a melhoria do rebanho em Cerro Negro

Cerro Negro

Os produtores do município de Cerro Negro, na serra catarinense, estão tendo a possibilidade de melhoria de seus rebanhos, através da utilização da técnica de inseminação artificial. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal, Epagri, Projeto Microbacias 2 e SENAR.
A Epagri esta orientando os produtores para a adoção desta prática, enquanto que, o projeto Microbacias 2, encaminha a formação de grupos e aquisição dos equipamentos, com parte dos recursos subsidiados pelo projeto. Por outro lado, o SENAR viabiliza a formação de Inseminadores e a Prefeitura municipal abastece com regularidade os botijões, onde ficam armazenados os sêmens de touros selecionados pelos produtores, com o auxílio da assistência técnica.
De acordo com o funcionário local da Epagri, Luis Carlos da Silva, trata-se de um processo importante, pois a inseminação artificial é uma técnica centenária, empregada com muito êxito, na melhoria dos rebanhos. “O ponto interessante é que são utilizados reprodutores, com genética comprovadamente superior para a produção de leite ou carne, e na maioria das vezes premiados nas maiores exposições nacionais e internacionais”, comentou Luis Carlos.
Segundo ele, através da inseminação há um melhor aproveitamento de reprodutores, haja vista, que um único touro pode produzir sêmen para servir até 20 mil vacas por ano. “O projeto visa em um curto espaço de tempo promover a melhoria dos rebanhos e em consequência aumentar a renda das famílias cerronegrenses”, disse ele, atribuindo a falta de mão-de-obra especializada, uma das limitações para o uso correto desta técnica. “Isso prejudica tanto na identificação do cio nas fêmeas, por parte dos produtores, quanto para a aplicação da metodologia”, finalizou.

Sérgio Pinheiro Assessor de Comunicação da Prefeitura


 

Anterior

Energia será o tema do enredo da Escola Vale Samba

Próximo

Presidente garante entrada gratuita para sócios com carteirinha

Deixe seu comentário