logo RCN

Março: mês da alfabetização para o Rotary Internacional

Anita Garibaldi

 

Kely Matos

Um dos problemas mais cruciais que a sociedade enfrenta, neste mundo que se diz globalizado é o analfabetismo. O fato de uma pessoa não saber ler ou escrever a transforma um indivíduo excluído da sociedade, de uma vida política e social, de se tornar um cidadão aos olhos dos outros. Dados do IBGE mostram que o analfabetismo no Brasil está em queda, mas ainda muito longe dos países desenvolvidos.

Muitas pessoas até seguem o processo de alfabetização, mas na realidade não têm condições nenhuma de interpretar um texto ou entender um manual de instruções, os cálculos matemáticos se tornam um "bicho de sete cabeças".

Hoje o acesso a educação principalmente para jovens e adultos está muito facilitada, mas ainda está longe, a falta de leitura torna as pessoas cada vez mais longe de uma sociedade desenvolvida. Outro fator é a falta de acesso a tecnologia, dados do IBGE monstram que 79% da população nunca teve acesso a "internet".

O Rotary Club de Anita Garibaldi, no dia 10 de março, através de recursos oriundos da venda de produtos doados pela receita federal, fizeram a entrega de um notebook ao aluno Lucas André Teixeira Brandt. Ele frequenta a 2ª série do ensino fundamental da E.E.B. Pe Antonio Vieira, Lucas é portador de Encefalopatia Crônica, deficiência que resulta em danos as áreas do cérebro responsáveis pelo controle motor. De acordo com as professoras Vera e Fátima "Ele apresenta muita dificuldade para escrever, mas nas teclas do computador ele se revela um menino com potencial igual aos outros colegas, pois é inteligente, comunicativo, alegre e muito esforçado. O notebook está sendo fundamental na alfabertização do Lucas, pois se tornou um instrumento de superação na sua impossibilidade de escrever convencionalmente", declararam as professoras.
Para a diretora da E.E.B. Pe Antonio Vieira Sirlei B. Dacorégio "Conviver com o Lucas é uma grande oportunidade de crescimento, contribuir para sua alfabetização e socialização, um grande desafio para nós educadores. Este notebook representa acesso ao letramento, o Lucas conseguirá expressar, alfabetizar-se digitando é uma oportunidade ímpar que só foi possível pela ação dos rotarianos, aos quais rendemos nosso agradecimento por este ato e tantos outros recebidos em nossa unidade escolar. Nossa educação só será melhor se tivermos pessoas iguais a vocês nos ajudando. Obrigada" declarou Sirlei.

 

Anterior

1ª Turma de Bombeiro Comunitário tem aula inaugural

Próximo

PARÓQUIA SANTA BÁRBARA

Deixe seu comentário