logo RCN

Municípios decretaram situação de emergência

Região

Foram apenas três minutos de vento e granizo, o suficiente para deixar muitos estragos em três Municípios da região dos Lagos. O temporal aconteceu na terça-feira dia 12 de agosto, por volta das 12 horas. As famílias se preparavam para o almoço, quando foram surpreendidas pelo vento que em alguns locais chegou com velocidade superior a 100km/h, derrubou árvores e destelhou muitas casas. Em outros locias foi o granizo que provocou grandes estragos. Em Campo Belo do Sul, o telhado de uma das garagens da empresa Pinheirinho foi arremessado ao chão. Os funcionários foram dispensados do trabalho durante a tarde para ajudar na reconstrução de suas casas. \"Eu nunca vi coisa semelhante\", disse o administrador César Feldhaus, 53 lamentando o fato ocorrido.

Em Anita Garibaldi, os moradores das localidades de São Sebastião, Capela São Paulo e Raia do Soita, passaram por momentos de dificuldades.

Porém, o Município mais castigado foi Cerro Negro. Na comunidade do Sagrado, distante cerca de 30 quilômetros do centro da cidade, a situação era de desespero. Praticamente todas as moradias foram atingidas e muitas delas ficaram no relento. Lonas foram improvisadas até a chegada do auxílio da prefeitura. Na cidade a situação não foi muito diferente. Na propriedade de Adiles Ghisolfi, a força do vento chegou a derrubar cinco eucaliptos com cerca de 30 anos. Um deles caiu sobre uma colheitadeira, aumentando os prejuízos. \"Tudo aconteceu rapidamente. Foi uma coisa inexplicável\", comentou o agricultor, que ainda teve o galpão destelhado e a cobertura da área foi parar no chão.

No bairro José Antônio de Mattos, praticamente todas as moradias foram destelhadas e os moradores precisaram ser socorridos pela defesa civil do Município. Na sexta-feira, dia 15, técnicos da defesa civil do Estado estiveram visitando os Municípios e averiguando melhor a situação. A expectativa das prefeituras é que sejam destinados recursos para a recuperação dos prejuízos.

Anterior

Alunos aprendem brincando em sala de aula

Próximo

Câmara aprova projeto que pune secretários municipais

Deixe seu comentário