Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
O Sitío de duas cores
Anita Garibaldi
O azul e o vermelho, são as cores predominantes no sítio "Fazenda Rio Bonito", na localidade de São José, interior de Anita Garibaldi. Alí, basicamente tudo é pintado, metade de uma cor, metade de outra. E isso tem uma explicação lógica. "Minha esposa é gremista fanática, e eu, por outro lado sou colorado doente", disse o proprietário Sebastião Rodrigues de Freitas, conhecido por Bastião Freitas.
O casal mora na cidade. No entanto, os finais de semana o aconchego dos dois, acompanhado dos familiares, é a propriedade rural.
"O sítio é um descanso para nós", conta o empresário de 71 anos.
Segundo ele, a brincadeira de colorir toda a propriedade de azul e vermelho começou do nada. "Primeiro pintamos o barco de pesca. Achamos bonito e interessante. Foi aí, que resolvemos colorir tudo com as duas cores, mesclado com o branco, que faz parte da história dos dois times do Rio Grande do Sul", ressaltou seu Sebastião.
Para se ter uma idéia, a brincadeira já começa no portão de entrada. Metade é vermelho. A outra metade é azul. Assim como a casa, o quiosque e quase todas as benfeitorias existentes por lá.
"É uma forma de demonstrarmos nosso amor para com nossos times do coração", salientou a esposa Zila Camargo de Freitas, 64 anos.
Por outro lado, quem achou que existe uma grande rivalidade entre o casal, se enganou! "Apesar de torcermos para equipes rivais, somos um casal bastante feliz e vivemos harmoniosamente", diz ela.
De acordo com a dona de casa, algumas vezes acontece um aborrecimento pela derrota nos dias de jogos, mas depois logo passa. "Sempre tem uma provocaçãozinha quando um dos times perde, mais isso faz parte da brincadeira. O importante é que acima de tudo, existe respeito um pelo outro e no final tudo termina em festa", ponderou vó Zila.
Na família de quatro filhos e nove netos, a grande maioria preferiu acompanhar as cores da mãe e avó. Ao todo são oito gremistas, contra apenas quatro colorados. "Isso demonstra que o azul prevalece em nossa família. Sendo assim, bem que o vermelho poderia ter apenas uma terça parte do que o azul no sítio. É um raciocínio lógico", brinca a torcedora, aproveitando para tirar uma casquinha do marido.
Deixe seu comentário