Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Olho no Olho
Entrevista com Ivo Santos Amorim
I
vo Santos de Amorim, 53 anos, é nosso entrevistado desta edição. Natural de Anita Garibaldi, Ivo reside na Capital do Estado ao lado da esposa Maristela Terezinha Baby Amorim e dos filhos Juliano Baby Amorim, Daniel Baby Amorim e Graziela Amorim. Formado em técnico em contabilidade, ele exerce atualmente em Florianópolis a função de assessor parlamentar.Correio dos Lagos ? Qual foi o motivo que o levou a morar na capital do Estado?
Ivo Santos Amorim
? Com a ida do meu sogro Oswaldino Baby para Florianópolis, começaram a surgir novos planos. Aliado ao desejo de vislumbrar novos horizontes e a oportunidade de emprego que surgiu na CIDASC, acabei mudando para Florianópolis.Correio dos Lagos - Em que ano isso aconteceu?
Ivo Amorim - Na época eu respondia pela contabilidade da Prefeitura de Anita Garibaldi. Fechei o Balanço de 1979 no dia 30 de janeiro, mudei-me no dia 31 e iniciei na CIDASC, no dia 1º de fevereiro de 1980.
Correio dos Lagos - Quantos anos tinha na época?
Ivo Amorim - Estava com 25 anos
Correio dos Lagos - Quais os cargos públicos que já ocupou?
Ivo Amorim ? Exerci muitas funções públicas, as quais destaco:
- Na Prefeitura de Anita Garibaldi, exerci as funções de Contador, Chefe de Gabinete e Diretor Administrativo.
- Na CIDASC: Chefe de Setor, Chefe de Divisão, Gerente Financeiro, Gerente de Recursos Humanos, Diretor de Planejamento, Membro do Conselho de Administração e Presidente da Associação Estadual dos Servidores, por dois mandatos.
- Atualmente na Assembléia Legislativa, presto assessoria no Gabinete do Deputado Reno Caramori.
Correio dos Lagos - Sabemos que chegou bem perto de presidir a Cidasc. Como foi isso?
Ivo Amorim - Na verdade houveram algumas especulações. A CIDASC presta importantíssimos serviços à comunidade Catarinense e ao país. Presidir uma Empresa dessa magnitude é acima de tudo uma grande responsabilidade. Há que se conciliar os aspectos políticos, administrativos e ter visão empreendedora. Enaltece o currículum de qualquer um, principalmente se for funcionário de carreira.
Correio dos Lagos - Sempre esteve ligado no meio político. O que tem procurado fazer pelo desenvolvimento de nossa região?
Ivo Amorim - Nos trinta anos de atividades públicas (Prefeitura, Cidasc e Alesc), procurei sempre inteirar-me das necessidades da nossa Região. Durante este período e a cada dia, percebo que para poder reivindicar ações e investimentos para nossa região, tem que fazer parte desse meio. Nem sempre se consegue, mas isto não nos desanima nunca.
Correio dos Lagos - Fale sobre as paixões de sua vida.
Ivo Amorim - Em primeiro lugar sempre foi e sempre será minha família. Talvez, paixão não seja a palavra correta, mas curto as amizades sinceras, um bom churrasco, um bom chimarrão e o futebol.
Correio dos Lagos - Sabemos que vem de uma família bastante tradicional de Anita Garibaldi. O que isso representa em sua vida?
Ivo Amorim - O fato de pertencer às famílias que participaram ativamente no desenvolvimento desse Município e Região, sem dúvidas é motivo para orgulhar-me. Por exemplo, meu saudoso pai Valentim Amorim, que exerceu o mandato de vereador por 10 anos sem qualquer remuneração, sempre buscou o melhor para os Anitenses, quer na área da saúde, da educação e transportes. Lutou insistentemente para a construção do hospital, do Colégio e tantas escolas, de estradas, pontes e principalmente da ligação asfáltica, que infelizmente não chegou a conhecer.
Correio dos Lagos - Seu pai (Valentim Amorim), chegou a concorrer à prefeitura de Anita Garibaldi. Lembra-se bem desse fato?
Ivo Amorim - Lembro-me muito bem. No meu entender, o nosso partido à época não obteve êxito por erro na composição das chapas. Mesmo assim, meu pai foi quem recebeu mais votos em relação às chapas no nosso partido.
Correio dos Lagos - Ele também era apaixonado pelo tradicionalismo. E você herdou isso de seu pai?
Ivo Amorim - Meu Pai, além de apaixonado pelo tradicionalismo, também foi um grande difusor dessa cultura em toda a região. Pertenceu inclusive ao MTG Movimento Tradicionalista Gaúcho. Além de ter integrado ao Grupo de Danças do CTG Presilha Garibaldina à época, o que mais herdei, foram os bons exemplos e os ensinamentos do Pai e de todos os seus amigos que seguem propiciando esse tipo de entretenimento e alegria para os tradicionalistas.
Correio dos Lagos - Se acha um manézinho da ilha?
Ivo Amorim - Nunca me achei manézinho, mas tenho aprendido muito com seus costumes e cultura. Sinto-me muito bem no meio desses e curto muito esta Ilha maravilhosa.
Correio dos Lagos - E a preferência é pelo Avai ou Figueirense?
Ivo Amorim - Desde que cheguei a Florianópolis, tornei-me torcedor do Figueira. Hoje é um dos clubes mais estruturados do Brasil.
Correio dos Lagos - Sente saudades de tua terra natal?
Ivo Amorim - Sinto, pois aí tenho minha mãe, irmãos, familiares e grandes amigos.
Correio dos Lagos - Do que mais tem saudades?
Ivo Amorim - Sinto saudades de todo o tempo que vivi em Anita Garibaldi, afinal aí iniciei minha vida familiar e profissional.
Correio dos Lagos - Quais são teus objetivos futuros?
Ivo Amorim - Continuar lutando pela melhoria na qualidade de vida das pessoas, participar efetivamente na formação e no encaminhamento dos nossos filhos, viajar quando possível e curtir os amigos e o neto que chegará em setembro.
Correio dos Lagos - Considera-se um vencedor na vida pessoal e profissional?
Ivo Amorim ? Sinto-me muito gratificado e agradeço a Deus todos os dias por ter me concedido a graça de constituir uma família harmônica e digna de respeito. Amo a todos. Profissionalmente, já encarei e venci muitas barreiras. Atualmente tenho novos planos e com certeza irei realizá-los. Como a vida continua, também vou vencendo todos os desafios que ela tem me propiciado.
Correio dos Lagos - Tem visitado nossa cidade regularmente?
Ivo Amorim - Sempre que possível visito a nossa Cidade e região. Penso visitá-la cada vez mais e poder compartilhar do seu desenvolvimento.
Correio dos Lagos - O que tem percebido de bom em suas visitas?
Ivo Amorim - O acesso asfáltico foi uma dos melhores investimentos que aconteceu para o nosso povo. Isto tem feito com que o nosso município venha se desenvolvendo. Os meios de comunicação melhoraram consideravelmente. Exemplos: A Rádio 106.7 que diariamente adentra aos lares Anitenses com informação e alegria. O Jornal Correio dos Lagos, tem se configurado num elo de informação, de promoção e principalmente de comprometimento das autoridades para com os seus munícipes. Percebo também que o Comércio tem se modernizado e se destacado em todos os segmentos.
Correio dos Lagos - A cidade está melhorando?
Ivo Amorim - Com certeza. Mesmo assim, penso que nossas lideranças devam ter cada vez mais olhares voltados à educação que é a base de tudo e ao empreendedorismo.
Correio dos Lagos - E o povo na sua visão continua receptivo e acolhedor?
Ivo Amorim - A receptividade e a hospitalidade sempre foram características muito fortes dos Anitenses. É comum cruzar-se com pessoas que estiveram em Anita e comentam sobre a boa acolhida que lá tiveram
Correio dos Lagos - Aproveite a oportunidade para deixar um recado aos nossos leitores.
Ivo Amorim - Inicialmente devo registrar minha satisfação e a honra pelo convite dessa entrevista nesse Jornal que a cada dia vem se destacando e contribuindo com o desenvolvimento da região serrana. Neste momento é necessário que todos reflitamos sobre o que desejamos e o que queremos para nossos municípios e seu povo. Vamos valorizar o nosso voto, analisando e escolhendo bem aqueles que nos representarão nas Câmaras de Vereadores e nas Prefeituras. O meu recado é para que todos continuem acreditando em Deus, em si mesmos e que procuremos fazer a nossa parte e juntos, construamos um mundo mais justo e mais fraterno. Um grande abraço aos leitores e à comunidade do Correio dos Lagos.
Deixe seu comentário