logo RCN

Olho no Olho

Vander Shons

O entrevistado desta edição é o Presidente da comissão central organizadora da 13ª Festa da Cana, Vander Schons. Ele aproveita este espaço para falar da expectativa, tirar dúvidas e esclarecer outros assuntos relacionados ao evento que deve reúnir em torno de 15 mil pessoas no Municpio de Celso Ramos, entre os dias 20 à 22 de junho.

Correio dos Lagos - O que representa pra você ser o Presidente da CCO de um evento tão importante quanto a festa da cana?

Vander Schons - Representa o compromisso de dar continuidade a festa.

Correio dos Lagos - É a primeira vez que coordena os trabalhos?

Vander - Participei desde a 1ª festa na comissão, em vários setores principalmente no concurso de gado leiteiro, é o segundo ano como presidente da CCO.

Correio dos Lagos - Na tua opinião, o que a festa da cana significa para o Município de Celso Ramos?

Vander - A festa tem como objetivo tornar o Município reconhecido no Estado, para o seu desenvolvimento comercial, seja no campo agropecuário e também a médio prazo no turismo, onde pavorece suas riquezas naturais.

Correio dos Lagos - Fale sobre a história da festa. Quem foi o idealizador deste importante evento? Em que ano aconteceu a primeira edição?

Quais as atrações daquela oportunidade?

Vander - A 1ª festa aocorreu em 1997, por uma idéia do prefeito Erminio Surdi, juntamente com o secretário de agricultura Ildo Pelozatto, onde teve como atrações dois bailes, isto é, uma banda e um baile gaúcho e algumas atrações locais.

Correio dos Lagos - Na sua opinião, quais foram os fatores que proporcionaram o reconhecimento do evento na região e até no estado catarinense?

Vander - A vontade política dos governantes, o povo hospitaleiro e trabalhador, por produzir os derivados da cana e amendoim a nível estadual e atrações que agradem todoas as gerações e idéias.

Correio dos Lagos - Qual a expectativa de público que está sendo esperado este ano?

Vander - Em torno de 15 mil pessoas nos dias da festa.

Correio dos Lagos - Uma das novidades da 13ª edição é a estrutura, que pelo que sabemos será toda coberta. O que isso vai refletir no contexto geral?

Vander - Demosntra organização e melhores condições de espaço e comodidade para quem nos visita.

Correio dos Lagos - A feira do gado geral, é outra importante atração. De onde serão os expositores e de que forma acontece essa feira? Existe comercialização dos animais ou apenas premiação para a produção de leite?

Vander - É o segundo ano que acontece exposição do gado geral, o objetivo futura a premiação de animais, quero destacar o concurso de gado leiteiro, onde foi o maior peso para acontecer a festa, um dos fatores que deu mais certo, já no 1º concurso haviam 4 vacas participanto com média de 29kg de leite/dia para o primeiro lugar, na 13ª edição do concurso a previsão para a vencedora é de aproximadamente 50Kg/dia, com isso o município de Celso Ramos apresenta a bacia leiteira como a principal fonte de renda de 90% dos produtores rurais de Celso Ramos.

Este ano teremos 35 vacas para o concurso.

Correio dos Lagos - E o Camargo. Como as pessoas podem fazer para apreciar essa deliciosa bebida?

Vander - è uma gentileza oferecida pelos produtores a quem visita o pavilhão, principalmente quem sai dos bailes com ressaca, além de ser energético.

Correio dos Lagos - E o caldo de cana é outra bebida em destaque durante a festa?

Vander - O caldo de cana será distribuído gratuitamente.

Correio dos Lagos - Muitos shows nacionais fazem parte da programação. Esses shows serão gratuitos ou o público terá que pagar para assistir esses espetáculos?

Vander - O parque será aberto ao público, dos 14 shows serão cobrados apenas 3 no domingo, com valor simbólico que pode ser conferido no convite da festa.

Correio dos Lagos - E sobre a corrida do licor de cana, o que tem a dizer? Quem pode participar? A inscrição é gratuita ou tem algum custo para os participantes?

Vander - É uma corrida rústica de 5km, pode participar pessoas de qualquer idade e ambos os sexos e não há valor nas inscrições, a premiação será em dinheiro.

Correio dos Lagos - Uma das dificuldades do povo Anitense é o acesso de estrada de chão até Celso Ramos. O trecho da SC 458 será melhorado durante esta semana. Tem alguma informação sobre isso?

Vander - A prefeitura e a câmara de vereadores estão em contato constante com órgãos regionais para o melhoramente deste acesso tão importante ao município mãe (Anita Garibaldi) e região, pois esperamos grande público.

Correio dos Lagos - Este ano, entre outras coisas surgiram, o passeio motociclistico e a etapa catarinense de som automotivo. O que se espera com estas inovações implantadas na programação?

Vander - É mais uma alternativa de público e como também a escola de sanba campeã do município de Joaçaba, onde seu enredo para o carnaval 2009 será sobre o Município de Celso Ramos.

Correio dos Lagos - Os bailes irão acontecer no parque de eventos mesmo, diferente de outros anos, que eram realizados no ginásio Municipal?

Vander - Sim. Nesta edição da festa contamos com um diferencial de estrutura coberta.

Correio dos Lagos - Espera pela maior festa de todos os tempos?

Vander - Pela programação que estamos oferecendo tenho a expectativa que seja a maior festa da Cana-de-Açúcar.

Correio dos Lagos - Com relação a hospedagem e acomodação dos visitantes. Esta sendo pensado alguma coisa neste sentido?

Vander - Temos dosi hotéis e uma grande a´rea de camping no parque de rodeio junto a festa.

Correio dos Lagos - Quer aproveitar a oportunidade para deixar alguma outra informação?

Vander - Todo o investimento feito para a realização da festa da cana tem como seu principal obejtivo atrair grande público para o Município, desta forma desenvolvendo o turismo e também fortalecendo o cultivo e produção da Cana-de-Açúcar e seus derivados, para que num futuro próximo, Celso Ramos destaque-se a nível nacional na produção destes.

Em nome da CCO agradeço pela oportunidade e confiança de todos e aproveito a oportunidade e convido à todos para prestigiarem a XIII Festa Nacional da Cana-de-Açúcar em Celso Ramos.

Anterior

Hospital Nossa Senhora do Patrocínio terá centro cirúrgico

Próximo

PTB acompanha PMDB em Anita

Deixe seu comentário