logo RCN

OLHO NO OLHO

Uma história de Sucesso

Desta vez o nosso entrevistado é o médico Clóvis Cechin. Natural de Santa Maria no Rio Grande do Sul, o Dr. Clóvis, como é conhecido por todos na cidade, está há 29 anos morando em Anita Garibaldi. Neste período construiu uma extensa relação de amizades com a população do Município. Atualmente com 62 anos, e há 35 anos exercendo a profissão de medicina, o cidadão anitense, título recebido no ano de 2000 na câmara de vereadores, fala sobre sua carreira profissional e suas pretensões futuras.

O médico dos pobres, outra denominação que recebeu ao longo dos anos, em virtude do trabalho desenvolvido em beneficio dos menos favorecidos, concluiu a faculdade de medicina na Universidade Federal de Santa Maria, tendo curso de especialização em clinica médica e saúde pública.

Atendendo em média 40 pessoas diariamente, calcula-se que já avaliou o quadro clínico de estimados 500 mil pacientes desde a sua chegada ao Município.

Correio dos Lagos: Qual foi o motivo de ter fixado residência em Anita Garibaldi?

Dr. Clovis Cechin - Vim para cá em 1979, com a incumbência de substituir o Doutor Elpídio que estava de saída. A irmã Amália era a diretora do hospital. Ela me fez o convite e eu aceitei prontamente. Lembro-me que trabalhava em Bocaina do Sul na época. Chegando aqui, encontrei uma boa estrutura, na qual pude demonstrar minha capacidade de trabalho e de dedicação ao serviço. No ano de 1990 resolvi transferir residência para um lugar chamado Paraíso do Sul, que fica próximo a Santa Maria no Rio Grande do Sul. Lá permaneci por aproximadamente quatro meses apenas, em função do clamor da população anitense, que pedia pelo meu retorno. Na volta tive uma recepção bastante calorosa, sensibilizando a mim e toda a minha família. Os anos foram passando e estou ai até agora prestando serviço a esta bela comunidade.

Correio dos Lagos ? Qual foi a primeira impressão que teve do povo anitense?

Dr. Clóvis - Se trata de um povo muito receptivo, amigo e solidário. Fui muito bem recebido aqui e atualmente minha vida social e profissional se resumem nesta cidade maravilhosa.Mesmo não tendo naturalidade nesta terra, considero-me um cidadão desta terra, tanto eu como toda a minha família. Tenho um carinho, um respeito e uma admiração muito grande pelas pessoas deste lugar.

Correio dos Lagos - Você é uma pessoa bastante carismática e querida pela população. O que levou a ter tamanha admiração das pessoas?

Dr. Clóvis - Acho que devido ao conhecimento do povo, da própria natureza dessa gente, que se trata de um povo simples, acolhedor e bondoso. Eu procuro desenvolver um trabalho sério e competente. Costumo dizer que o médico, deve ser ao mesmo tempo um conselheiro e um sacerdote, tem que saber como lidar com os pacientes e seus aspectos emocionais, físicos, econômicos. Acho que uma palavra de conforto no momento terminal de um determinado paciente é muito importante na vivencia profissional.

Correio dos lagos ? O motivo de tantas amizades?

Dr. Clóvis ? Acredito primeiro que seja devido ao meu comportamento, e o próprio conhecimento que adquiri nestes anos todos com o povo desta cidade. Inclusive eu posso afirmar que conheço todas as pessoas desta terra, tanto do interior, quanto da cidade e esse laço de amizade que venho cultivando à tanto tempo, deve influenciar nos momentos de dificuldades e de extrema necessidade.

Correio dos Lagos ? fale sobre seu trabalho em Anita?

Dr. Clóvis - Hoje a medicina está voltada para o aspecto preventivo. Em todos os municípios a saúde foi municipalizada. Mesmo sendo um funcionário do estado, presto serviço para a prefeitura. Dessa forma desenvolvo um trabalho no posto de saúde e ao mesmo tempo no hospital Frei Rogério, onde fazemos as internações, cirurgias, onde se dá um acompanhamento mais intenso aos doentes. Mas a finalidade nossa é a saúde pública, através de programas de vacinações, cuidados com as gestantes, com o idoso, e com as crianças.

Correio dos Lagos - Como tem procurado atender as pessoas nestes anos todos?

Dr. Clóvis - Eu procuro deixar o paciente e seus familiares bem a vontade, para que eles exponham seus problemas e vou direcionando a consulta, perguntando, examinando os aspectos básicos, dando ênfase ao aspecto emocional, respeitando a individualidade de cada pessoa, independente de ser uma pessoa culta ou então um analfabeto. As pessoas mais do que nunca merecem ser bem tratadas, indiferente da classe social, da qualidade de vida ou do aspecto econômico.

Correio dos Lagos ? E os atendimentos gratuitos?

Dr. Clóvis - A saúde é um dever do estado e um direito do cidadão. E para isso existem os postos de saúde onde os pacientes são assistidos gratuitamente. A unidade hospitalar serve mais para a avaliação do paciente e a descoberta se há alguma urgência ou não do atendimento. E de acordo com as possibilidades das pessoas, a gente determina um valor que não vá afetar as condições financeiras do cliente. Se uma pessoa procura a gente, é por que realmente esta precisando de ajuda, por isso é nossa obrigação prestar o atendimento necessário, independentemente de qualquer outra situação, seja ela financeira ou particular. Nós, não estamos aqui para explorar as pessoas, pelo contrário, nossa finalidade é assistir as pessoas, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Correio dos Lagos - O que mudou na saúde pública desde a sua chegada ao Município?

Dr. Clóvis - Através de investimentos, onde se instituiu em todo o país os serviços de prevenção de doenças, posso dizer com toda a franqueza que houve muitas melhoras. Esse esquema de vacinação que é realizado nas crianças, fez com que muitas doenças infecto-contagiosas como o sarampo, coqueluche, e outras doenças que dizimavam nossas crianças felizmente desapareceram. Atualmente para se ter uma idéia existe poucos casos de internações de crianças no hospital, ao contrário de anos passados. Isso se deve ao bom nível de conhecimento que foi passado para a população, acrescido das linhas de prevenção adotadas, e do trabalho em conjunto com as enfermeiras e demais profissionais do posto de saúde e hospital.

Correio dos Lagos ? O que mais mudou neste período?

Dr. Clóvis - O povo está melhor, mais bem nutrido, mais bem informado e a medicina se tornou o atendimento básico a população. E nesse sentido, posso afirmar com toda a sinceridade, que eu e meu colega Dr. Rogério, desenvolvemos um trabalho de excelência em parceria com a secretaria de saúde em beneficio de uma saúde pública cada vez mais aberta, cada vez mais humanizada e de qualidade a toda a população.

Correio dos Lagos ? Faça uma avaliação sobre a situação da saúde pública no município?

Dr. Clóvis - Eu considero que está num excelente nível. Nós procuramos na medida do possível fazer o que for necessário pela saúde da população. Por exemplo, se for preciso levar um paciente a Florianópolis fazer uma radioterapia, nosso município felizmente dispõe de condições para disponibilizar tal procedimento e outros tantos mais que está acessível à comunidade. Eu posso dizer que Anita Garibaldi, no aspecto medicina e no aspecto saúde verdadeiramente está bem assistido.

Correio dos Lagos ? Cite algum fato marcante em sua vida profissional?

Dr. Clóvis ? Na verdade foram dois fatos. O primeiro foi a receptividade inesquecível que tive no meu retorno à cidade de Anita Garibaldi em 1990. O segundo se trata do título de cidadão anitense expedido pela câmara de vereadores no ano de 2000.

Foram dois fatos marcantes, que jamais esquecerei.

Correio dos Lagos ? Quais as pretensões futuras?

Dr. Clóvis - A gente chega a um patamar da vida que se juntar aos familiares, torna-se uma necessidade. E sendo assim eu tenho a intenção de compartilhar mais tempo com a minha família que está residindo em Santa Maria. Mas ainda não tem uma data marcada para isso. O dia que eu deixar de contribuir com a qualidade de vida das pessoas desta terra eu vou embora. No momento certo eu passo o bastão para um outro colega continuar o serviço, mas enquanto Deus me der disposição e saúde eu vou estar firme, dando o máximo de mim em beneficio do bem comum de todos os anitenses.

Correio dos Lagos ? Nunca pensou em entrar na política e concorrer a algum cargo público?

Dr. Clóvis - Confesso que já fui sondado diversas vezes para concorrer a um cargo eletivo, mas nestas horas sempre levei para o lado profissional. Todos sabem que eu defendo uma causa, mas prefiro deixar para um cidadão de Anita mesmo. Eu não sou daqui, apenas fui adotado e por esse motivo nunca quis ter um envolvimento mais direto na política do município.

Tento manter a neutralidade e ficar longe do processo eleitoral.

Correio dos Lagos ? E no surgimento de um convite partidário?

Dr. Clóvis - Prefiro ficar na minha profissão mesmo. Nessa área tenho condições de ajudar mais a população de Anita, do que tentar me aventurar numa coisa que não vejo como um objetivo, uma vontade.

Correio dos Lagos ? faça uma avaliação dos administradores anitenses?

Dr. Clóvis - A política do interior é muito diferente daquilo que a gente imagina. É uma política mais imediatista, onde se resolve um problema mais rapidamente, muitas vezes sem pensar nas conseqüências futuras. Não existe projetos a longo prazo, que dêem uma melhor garantia de progresso. Talvez as coisas mudem com a chegada das barragens e ou então através de um plano de investimento direcionado especificamente para o interior, onde infelizmente o êxodo rural ainda tem um índice bastante elevado.

Eu peço aos futuros administradores que pensem melhor nesta questão. Temos que manter nossos jovens no campo, integrados no meio rural, sem precisar se arriscarem nos grandes centros urbanos.

Correio dos Lagos ? Quer deixar uma mensagem?

Dr. Clóvis - Agradeço muito ao povo desta terra, as autoridades atuais e as pessoas que comandaram o municípios em outras oportunidades. Gostaria de pedir as pessoas para que no outro processo eleitoral que se aproxima, pense em termos de Anita Garibaldi e que haja uma grande união em torno daquele candidato que represente de verdade os anseios da população e que esteja preocupado com as questões básicas, como a saúde, agricultura, educação e o lado social.

Eu primo pelo bem estar de todos e por este motivo espero que as pessoas estejam conscientes no momento de depositar seu voto na urna.

Também gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer minha esposa "Neusa" que me acompanhou em todos os momentos importantes de minha vida e se trata de uma pessoa bastante ligada a comunidade e as causas sociais.

Informações pessoais:

Uma qualidade

Perseverança no trabalho e fé na capacidade do homem

Um desejo

Que Anita se desenvolva em todos os sentidos, mas principalmente no aspecto econômico , para que o cidadão sinta-se mais confortável em nosso município e tenha melhores condições de sobrevivência.

Uma decepção

Fora a desclassificação do internacional na libertadores, acho que de resto não tenho nenhuma.

Uma vitória

A credibilidade profissional, tanto da população, quanto dos demais profissionais de saúde.

 

 

Anterior

Liberada licença ambiental da estrada Anita/Usina Barra Grande

Próximo

Prefeitura adquire grade aradora

Deixe seu comentário