logo RCN

Os perigos de ser um fumante passivo

Laboratór4io Ambrosio

A decisão de fumar ou não deixou de ser uma opção. Hoje já se conhecem os danos que uma pessoa pode sofrer caso ela conviva ou esteja exposta à fumaça de pessoas que fumam.

Pessoas que ficam expostas à fumaça do cigarro podem ter bronquite, pneumonia, resfriados e asma, principalmente crianças e adolescetes. Além disso, pesquisas mostram que a causa da doença de inúmeros pacientes com câncer de pulmão estava associada ao fumo passivo.

Um cigarro aceso produz dosi tipos de fumaça: a que o fumante aspira e devolve depois que é filtrada no seu fulmão, e a chamada lateral que é aquela que o fumante passivo entra em contato. Esta última sai diretamente do cigarro e, por não passar pelo filtro do pulmão de quem está fumando, possui as mesmas substâncias tóxicas que a primeira em concentração ainda maiores.

A fumaça lateral contém três vezes mais nicotina e monóxido de carbono e 50 vezes mais substâncias cancerígenas.

Nos locais fechados em que é permitido fumar, as partículas da fumaça se espalham rapidamente levando a concentrações que excedem os níveis padrão de qualidade do ambiente. Atualmente nas grandes empresas já se pode ver áreas criadas especialmente par aos fumantes, não sendo permitido fumar em outro lugar. Caso não houvesse um lugar específico para os fumantes, uma pessoa que não fuma ao final de um dia de trabalho (aproximadamente 8 horas diárias) chegaria a fumar de 1 a 4 cigarros.

Diversas pesquisas vêm sendo elaboradas a respeito desse tema e, desde já, cientistas mostram que a incidência de câncer de pulmão entre os fumantes passivos é duas vezes maior do que a encontrada na população geral, e que as esposas dos fumantes têm o dobro de chance de desenvolverem este tipo de doença quando quando comparadas com as esposas de não-fumantes. Filhos de fumantes estão mais sucetpiveis a doenças respiratórias que os demais, sem falar que o exemplo de ter pais fumantes é muitas vezes seguido por eles mais tarde.

Os efeitos imediatos da poluição tabágica ambiental no fumante passivo é irritação nos olhos, congestão nasal, tosse, dores de cabeça e alergias.

Você sabia?

Que as substâncias inaladas pelo fumante passivo permanecem em seu sangue por 48 horas.

O fumo passivo é a maior causa de doenças respiratória em crianças.

Segundo a Organização Mun dial de saúde (OMS), 50 mil pessoas morrem, por ano no mundo, pelo fumo passivo

Anterior

Cooperativa de crédito lança campanha credi-cap

Próximo

Papa anuncia Ano Paulino 2008-2009

Deixe seu comentário