logo RCN

Panela preta é motivo de alegrias e amizades

Celso Ramos

Desde os primórdios da
humanidade, os homens se reúnem em sociedades. E para cultuar uma das mais antigas tradições de todos os tempos, um grupo de amigos de Celso Ramos, fundaram em 2002, a Sociedade da Panela Preta.

O grupo é formado por 13 casais de amigos. Entre eles, estão Tabajara Melo, Mauricio Farias, Renato Maciel, Gilson de Lorenzi, Alciomar de Matia, Nelson Mazuco, Jacinto Comin, Néri Menegazzo, Angelir Búrigo, Índio Emanuel de Lima, Marcio Marmentini, Anildo Guarda e Vilmar Rieta, e suas respectivas esposas.

"É uma brincadeira saudável e ao mesmo tempo divertida", disse o engenheiro agrônomo Renato Maciel, que é um dos mais antigos integrantes da turma.

As reuniões, acompanhadas sempre por uma deliciosa refeição, preparada na exuberante panela de ferro, acontecem, na maioria das vezes sem um local e uma data definida. "Tudo é momentâneo, quando surge uma oportunidade, simplesmente aproveitamos o impulso e estamos lá", afirma o médico veterinário Tabajara Melo.

Nestas ocasiões um ritual se tornou costumeiro entre eles. Os casais participantes, se reúnem em volta da panela preta forjada com ferro brasileiro da mais alta qualidade e assim, as conversas e risadas fluem naturalmente. Enquanto isso, a velha e idolatrada panela preta, arde sobre um fogo de chão, alimentado com a lenha campeira encontrada nos vastos campos de Celso Ramos.

"Nessa roda de amigos, sempre surgem jóias gastronômicas, temperos e especiarias secretas, misturados com o regionalismo gauchesco e a tradição italiana, animados com o suco fermentado da cevada e do lúpulo com a água do Aqüífero Guarani ou do vinho colonial", recorda o funcionário público Índio Emanuel de Lima.

Na sociedade da Panela Preta, homens, mulheres e crianças transmitem os conhecimentos seculares da boa culinária, bons costumes e respeito.

"É um grupo de amigos onde o companheirismo e a paixão aquece os versos, prosas e contos da lendária Panela Preta", conta o Prefeito Alciomar de Mattia.

Como se trata de um grupo de amigos, a sociedade panela preta, não possui diretoria, e nem regras estabelecidas. " A gente encontra os amigos de tarde e fazemos a janta a noite, sem nenhum compromisso e os gastos são todos repartidos entre os membros", diz o responsável pelo setor financeiro da Prefeitura, Mauricio Luis de Farias, emendando que "A sociedade da Panela Preta é levada através dos tempos com a mesma velocidade que a vida leva a própria vida", completa.

 

 

 

Anterior

A Rainha da região da Amplasc

Próximo

Agricultores familiares comemoram resultado da venda de feijão à Conab

Deixe seu comentário