Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
PARÓQUIA SANTA BÁRBARA
Anita Garibaldi - Diocese de Lages
ANO PAULINO ? Prestai atenção!
Prezados leitores e leitoras, não podemos nos esquecer que neste ano de 2008, o Papa Bento XVI, anunciou o Ano Paulino, sendo que a figura de São Paulo é recordada nos 2000 anos do seu nascimento.
Paulo um Judeu que nasceu em Tarso da Cilicia e foi educado nesta cidade. Formou-se na escola de Gamaliel, seguindo a linha mais rigorosa dos seus antepassados. Sempre foi apaixonado por Deus.
Paulo é um importante judeu cristão do primeiro século. Nos Atos dos Apóstolos (22,3), ele afirma ter nascido em Tarso, na Cilicia, região que pertencia ao Império Romano. Hoje essa região é parte da Turquia.
Aos judeus que moravam na diáspora costumavam ter dois nomes, um nitidamente judeu (Saul ou Saulo) e outro nitidamente (Paulo). Diáspora é uma palavra que vem do grego que significa semear, espalhar. É o fenômeno migratório dos judeus que iam viver no estrangeiro. Isso começou uns seis séculos antes de Cristo.
Os Judeus da Diáspora viviam em uma terra e cultura que não eram as deles, estavam longe de Jerusalém e do Templo e tinham de lidar com um montão de problemas. Em geral, eram, mais abertos e tolerantes, e não viam como inimigo que pertencesse à outra raça.
Normalmente Paulo é apresentado tendo nas mãos um livro e uma espada. O livro faz pensar na Palavra de Deus, que ele tanto amou e difundiu. A espada fala do seu martírio: ele teve a cabeça cortada.
Paulo foi tão importante para o cristianismo a ponto de alguns estudiosos sustentarem que foi ele, e não Jesus, quem fundou o cristianismo. Exageros à parte, Paulo foi aquele que levou o anúncio de Jesus Cristo para fora do território da Palestina, tornando?o universal.
Apesar de estar ligado a uma comunidade, é difícil encontrar Paulo \"em Casa\". Ele próprio afirma ser um evangelizador sem endereço fixo e garante ter feito muitas e perigosas viagens, por mar e por terra. Suas andanças sugerem um tipo de cristianismo itinerante, a ponto de ser chamado simplesmente de \"O Caminho\".
Paulo segue assim o exemplo do Jesus caminheiro do Evangelho de Lucas (9,51-19,27). As viagens eram feitas de navio e a pé. Por terra ele viajava pelas estradas do Império Romano, que uniam as principais cidades e tornavam fácil a comunicação, a dominação pelas armas e o escoamento dos tributos pagos pelos povos dominados.
Paulo deve ter percorrido essas estradas, que dispunham de albergues a cada 30 quilômetros. Tudo isso custava, pois ele andava sempre acompanhado de colaboradores na evangelização; às vezes pedia socorro as comunidades.
Meus queridos (as) leitores (as), não esqueçam que esse mês é o Mês do Livro que contém a Palavra de Deus. E nesta Palavra de Deus também tem escritos em Cartas que são de Paulo, as cartas de Paulo são essas: Romanos, 1 e 2 Corintios, Gálatas, Filipenses, 1 Tessalonicenses e Filêmon , essas ninguém duvida que tenham Paulo como autor.
Por isso vamos procurar na Bíblia essas cartas e vamos rezar, meditar; se você não sabe ler peça a alguém que leia para você, e se você não tem Bíblia em casa adquire uma, pois com certeza você terá em seu lar um grandessíssimo tesouro que é o livro que contem a Palavra do senhor Deus.
Um forte abraço para todos vocês, que Deus abençoe vocês ontem, hoje e sempre.
Pe. Angelo Manoel da Cruz
Pároco da Paróquia Santa Bárbara
Deixe seu comentário