logo RCN

PARÓQUIA SANTA BÁRBARA

Economia e Pastoral

Desde as últimas reuniões com os Conselhos e outras lideranças de Nossa Paróquia, vem se pedindo o estudo sobre "Economia e Pastoral", pois a economia e a pastoral perpassam nossas vidas e comunidades Cristãs.

Ainda está presente em nós o dualismo da filosofia helenista que separava a alma do corpo, o sagrado do mundano, o bem do mal, o espírito da matéria, o econômico do pastoral.

Sentimos, no entanto, que as realidades do espírito e da matéria, do econômico e da pastoral estão interligadas. As duas coisas nascem juntas e crescem juntas até a morte. A ação pastoral precisa do econômico.

A ação pastoral sempre precisou dos meios econômicos e financeiro para a sua sustentação. Hoje, porém, devido a soberania absoluta do mercado capitalista que se instalou como eixo da sociedade moderna, centrado no lucro e na concentração de riqueza e poder, a nossa Missão que é de respeito e de defesa da Vida, sente-se isolada, pelo sistema atual. O Dízimo como partilha do que somos, temos e sabemos, vai construindo um novo jeito de fazer economia e pastoral.

ENTENDENDO PALAVRAS

PASTORAL: Ação do Pastor que cuida e acompanha o rebanho. O bom pastor conhece as ovelhas e as ovelhas conhecem o pastor. Ele é presença que anuncia a boa notícia para que ela vá se transformando em boa realidade.

Fazer pastoral não é uma ação neutra, mas é uma ação a favor da justiça de Deus que reage contra a injustiça que mata a Vida.

ECONOMIA: Palavra de origem grega, que significa administrar a casa/ família. Governar, planejar. Economia é a "administração da casa". Administrar significa o jeito como lidamos com a economia. Da raíz eco há outras palavras em nosso vocabulário:

Eco+logia = diálogo, conversa, discurso, prática sobre o cuidado da casa e da Vida.

Ecu+menismo = toda a terra/ casa povoada, casa comum para todos onde acontece o já e o ainda não.

Eco+grafia = Escrita sobre a casa que pode acolher a vida ( o refúgio seguro das pessoas sem-casa, sem-direitos civis e de herança ).

A partir das raízes das palavras, entendemos como a economia tem ligações com a pastoral e a pastoral com a economia. Uma depende da outra.

Como se explica as relações de uma casa com a família ? A mãe cuidando da criança que ainda não sabe se expressar. No entanto, a mãe e o pai vão aprendendo a interpretar o choro e a reação da criança. O cuidado se aprende e é necessário para o nosso crescimento e humanização.

A ética do cuidado revela que: A pessoa é diferente de indivíduo.

Na próxima edição, a gente vai falar sobre isso, aguarde...

Pe. Lindomar.

Anterior

Seminário discute a importância dos Biocombustíveis

Próximo

Prefeitura viabiliza construção de balança rodoviária municipal

Deixe seu comentário