Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Paróquia Santa Bárbara
Santíssima Trindade
N
esse final de semana celebramos a nossa fé nas três pessoas Divinas. A nossa fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo. A nossa fé na santíssima Trindade. A nossa fé no Deus Uno e Trino. Manifestamos assim, a nossa fé no Deus da Vida. Nesse Deus que nos ama, acolhe, perdoa e salva.No 1º domingo de junho, encontramos as três manifestações divinas: 1ª) A Criação atribuímos a Deus Pai; 2ª) A Salvação ao Filho; 3ª) A Santificação ao Espírito Santo, Nós que somos igreja, atribuímos essas funções ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo que se constitui numa única pessoa, o que consideramos um grande Mistério. Mas na Igreja, na Família, na Sociedade e no mundo, fazemos uma profunda experiência da Santíssima Trindade, das Três Pessoas Divinas.
Juntos queremos louvar e agradecer a Pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo que mora em nós e na Vida daqueles que se colocam ao lado do pobre e do excluído. É fácil entender que a SSTT se manifesta e atua nas pastorais e movimentos da Igreja e da sociedade civil que levam as pessoas a terem melhores condições e qualidade de vida. Jesus veio salvar a Matéria e o Espírito; o Corpo e a Alma. A vida humana assim como ela é.
No Evangelho, Jesus garante e assegura o Dom do Espírito Santo. É o Espírito Santo que vai lembrar, fazer memória e fortalecer a caminhada de fé e a luta persistente da igreja no mundo. Para nos manter unidos na Fé, no amor e na esperança, Jesus envia o seu Espírito que nos faz entender a mensagem da Salvação. É por meio do Espírito Santo que a igreja continua firme e fiel à palavra de Deus.
"Não existe um caninho para a Paz. A Paz é o Caminho". Um grande ideal começa aqui e continua no Céu, a Paz é conquista e só o amor constrói. Cristo permanece conosco. É uma presença viva e atuante. Presença que nos faz viver e superar as nossas dificuldades. Na vida temos muitos desafios.
Celebrando a Festa da SSTT pedimos a força, a luz e ação do Espírito Santo para vivermos na mais perfeita comunhão de vida. Assim como Eles vivem no Céu, nós queremos viver antecipadamente na Terra. Na celebração da Palavra e da Eucaristia estamos unidos com todos aqueles que lutam para transformar o mundo. O evangelho que nós ouvimos mostra a força do testemunho. As palavras/gestos e no cuidado com a vida, é que descobrimos a presença e ação de Deus em nós. Todos queremos uma Igreja, uma Sociedade e um Mundo sem exclusões, mas cheios de Fé, de Esperança e Vida.
Celebrar o esforço, a caminhada, o serviço e o atendimento que é dado às pessoas é reconhecer no próximo a presença do Ressuscitado. Mesmo porque a união faz a força, um depende do outro e juntos se constrói a paz, o bem, a fé e o que se pode fazer pela Vida. Há um ditado popular que diz: "O importante não é o que se faz, mas a maneira como se faz".Que Deus nos abençoe e nos dê a graça de conhecer o Caminho e a Salvação de Jesus Cristo que foi a experiência de São Cristóvão.
Pe. Lindomar
Deixe seu comentário