Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
PÁSCOA
Anita Garibaldi
N
ós estamos caminhando para a Páscoa do Senhor. Vivemos em nossas famílias, em nossas casas, na sociedade, nas pastorais, na vida e nos grupos que se organizam, o tempo liturgico da Quaresma. Para todos nós, a Quaresma é um tempo forte de conversão, de mudança interior, tempo de assumir tudo o que traz Vida para a gente.A espiritualidade quaresmal é sinalizada por uma atenta e prolongada escuta da palavra de Deus. Palavra esta, que ilumina nossa vida, ajudando-nos a mergulhar na Misericórdia de Deus Pai, que caminha conosco na alegria, mas também no sofrimento e na dor. Para todos nós, especialmente nossas equipes de animação litúrgica e você que participa ativamente da Igreja, o que marca este tempo de preparação e Vida espiritual, é a PÁSCOA, a maior Festa Cristã. Com a nossa prática litúrgica aprendemos e descobrimos que cada vez mais precisamos preparar bem as nossas celebrações para que elas nos ajudem a mergulhar no verdadeiro sentido do mistério que celebramos.
A Quaresma começa na 4ª feira de cinzas e vai até 5ª feira santa. Com a celebração da ceia do Senhor, na noite de 5ª feira da Semana Santa, iniciamos o Tríduo Pascal. Preparamos o ambiente e no momento se usa a cor roxa para as vestes litúrgicas e também não se canta o glória e nem o aleluia, que durante o tempo de Quaresma se guarda em silêncio.
Os cantos da Quaresma devem nos ajudar entender e celebrar o Mistério de Cristo nesse período. Os gestos de piedade popular que estão enraizados em nossos corações, certamente nos ajudam a vivenciar este tempo litúrgico de preparação para a PÁSCOA: Celebrações penitenciais, a reza da via-sacra, procissões, a colheita de plantas medicinais e ajoelhação no dia 25 de março.
MARIA MENSAGEIRA DA PAZ!
Maria foi escolhida para uma grande missão: Mensageira da Esperança e da Paz! Maria como tantas pessoas, disse sim ao chamado de Deus. Nossa Senhora dedicou-se inteiramente ao serviço dos irmãos e da Igreja que tanto amava. Foi uma mulher forte e disponível, capaz de mudar os rumos da história e a Vida de muita gente. A sua resposta foi: "Eis aqui a Serva do Senhor!" Isto é ter FÉ. Feliz aquela que acreditou, que disse SIM ao Anjo Gabriel. Maria, além de ser do povo, era também de Deus. Ela quer que o Evangelho entre em nossas vidas, em nossos corações e produza muitos frutos. Maria é para nós, modelo de Fé, de doações, presença e Vida Cristã.
Que Maria, companheira de caminhada abençõe quem anuncia o Evangelho, a justiça e a Paz!
Deixe seu comentário