logo RCN

Plantio da cana-de-açúcar é discutido em Celso Ramos

Celso Ramos

Aconteceu na terça-feira (26) uma reunião na câmara de vereadores de Celso Ramos com os produtores de cana-de-açúcar do município, onde foram discutidos os problemas que o pequeno produtor de açúcar mascavo e cachaça enfrentam para produzir e comercializar os produtos.

De acordo com o secretário de agricultura Lucir Surdi, " O grande problema enfrentado é a autorização junto aos órgãos competentes para a industrialização dos produtos. Com a instalação da fábrica de cachaça em nosso município, será mais fácil de administrar a agroindústria desses pequenos produtores, isso facilitará o processo", afirma o secretário.

Estavam presentes na reunião o representante da Epagri Victor Hugo Polleto e Mauro Ross do escritório local.

Para Victor Hugo, "É visível o verdadeiro valor da cachaça artesanal produzida em pequenos alanbiques, agregado ao aroma e sabor muito diferente da cahaça industrializada. A cachaça artesanal vem sendo considerada uma bebida de alta qualidade em muitos países, porém, ainda apresenta aspectos negativos quanto à capacidade de produção e organização dos pequenos produtores para que possam atender com qualidade e quantidade o mercado interno e externo. É fundamental a organização, especialmente em formas de cooperativa, bem como a manutenção das tradições e da cultura na sua produção, pois é isso que torna este produto tão especial e valorizado", finaliza o palestrante.

Anterior

Feijoada beneficente esquentou a manhã de domingo

Próximo

Jogo Aberto

Deixe seu comentário