Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Prefeitos se organizam para melhorar o trâmite em Brasília
Campo Belo do Sul
A prefeitura de Campo Belo do Sul, através de sua equipe técnica na elaboração de projetos técnicos, promoveu uma reunião envolvendo os prefeitos da região e diretor do Ministério das Cidades Pedro Henrique Bastos. O evento aconteceu na segunda-feira (22), na câmara de vereadores. Além de Campo Belo, o encontro contou com a participação de prefeitos de outros dez municípios. Anita Garibaldi, Capão Alto, Cerro Negro, São José do Cerrito, Ponte Alta, Papanduva, Chapadão do Lageado, Rio Rufino, Bom Retiro e Urubici.
Na oportunidade os prefeitos acompanharam uma apresentação dos projetos oferecidos pelo Ministério das Cidades para melhorar a infra-estrutura dos municípios.
\"O município que não contar com recursos de fora, não consegue ser administrado. E, este questionamento foi o grande motivo dessa reunião que teve a presença do Doutor Pedro Bastos, uma pessoa bastante acessível que será o nosso principal contato na capital federal e os meus colegas, prefeitos da região\", disse o prefeito anfitrião, Firmino Aderbal Chaves Branco.
\"A nossa proposta foi trazer um técnico do ministério para fazer uma explanação diretamente aos prefeitos, sobre os caminhos mais facilitados para angariar recursos do Governo Federal para a pavimentação de ruas, construção de praças, pontes, igrejas e outras melhorias de nossos municípios\", emendou o engenheiro civil Idésio Alexandre Júlio, que ao lado da Advogada Claúdia Bratti, foram os principais articuladores da reunião.
O item mais discutido no encontro e, que tem causado certa preocupação das autoridades regionais é a questão do saneamento básico. \"É uma de nossas grandes preocupações para o próximo ano. O saneamento básico é um problema da grande maioria dos municípios da serra catarinense\", observa o prefeito de Capão Alto, Antônio Coelho Lopes Júnior (bota), dizendo que uma alternativa pode ser encontrada de forma conjunta com os demais municípios da região.
O representante do Ministério das Cidades Pedro Henrique Bastos, ressalta que trouxe em primeiro lugar um recado de parceria do ministro Marcio Fortes de Almeida para promover o desenvolvimento dos municípios da serra catarinense. \"Estamos aqui para oferecer nossa contribuição e ao mesmo tempo, formar uma construção de trabalho na área de saneamento, habitação, programas urbanos, mobilidade urbana, e outros programas disponíveis no ministério para melhorar a qualidade de vida das pessoas que residem nestes municípios\", afirma Pedro Bastos, enaltecendo que o governo Lula pretende estar ainda mais presente nos municípios através de programas sociais e de infra-estrutura, ampliando o acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte.
Deixe seu comentário