logo RCN

Prefeitura adquire aparelho de eletrocardiograma

Anita Garibaldi

Economia com deslocamentos de pacientes, facilidade na realização do exame e redução no tempo de espera pelo laudo final. Estas são algumas das vantagens proporcionadas pela secretaria municipal de saúde, após a aquisição do aparelho de eletrocardiograma, recentemente instalado na unidade sanitária de saúde. O equipamento faz parte do projeto tele-medicina do Governo do Estado. Anita Garibaldi foi o primeiro município da região serrana beneficiado pelo programa de saúde a distância implantado pelo governo catarinense. As dificuldades enfrentadas anteriormente, a partir de então deixaram de existir, como por exemplo, a necessidade de deslocamento dos pacientes até Lages, gerando despesas para a Prefeitura e também para as pessoas que obrigatoriamente dependiam de deixar o trabalho ou seus afazeres domésticos durante pelo menos um dia inteiro para se submeterem ao referido exame.

Agora o procedimento cardiológico será feito no próprio Município. A realidade é outra, completamente diferente.

O processo todo informatizado, permite ao paciente tranqüilidade e satisfação. Em questão de minutos ele é avaliado pelo equipamento eletrônico. Os dados aparecem na tela, sendo na seqüência salvos pela atendente que repassa as informações colhidas no mesmo instante para especialistas do hospital Universitário em Florianópolis. Os cardiologistas fazem a avaliação do paciente e devolvem o laudo com o resultado especificado, na maioria das vezes, no mesmo dia.

O Prefeito Rui Duarte, destacou o empenho do Deputado Fernando Coruja e da Secretária de Saúde, Carmem Zanotto, que segundo ele, foram decisivos para a aquisição do benefício.

Sobre o aparelho, o prefeito bastante satisfeito, declarou que se trata de uma importante conquista, haja visto, que vai influenciar diretamente na melhoria da qualidade do atendimento na saúde pública do Município.

A enfermeira Rosangela Peterle, uma das responsáveis pelo trabalho, ressaltou a necessidade dos pacientes estarem munidos dos documentos pessoais e a requisição médica no momento da realização do diagnóstico. Ela afirmou que são realizados em média 30 atendimentos por mês. Na maioria dos casos, os pacientes estão sendo avaliados para na seqüência passarem por algum tipo de cirurgia no corpo. Procedimento exigido pelos profissionais de saúde no período pré-operatório.

 

 

Anterior

MORAR BEM FAZ PARTE DA DIGNIDADE HUMANA

Próximo

Escola implanta o projeto quebra jejum

Deixe seu comentário