Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Primeiro encontro municipal sem Tabaco
Celso Ramos
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte em todo o mundo. Estima-se que 200 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil, por problemas causados pelo tabagismo. É comemorado no dia 31 de maio nos 192 países membros da OMS, entre eles o Brasil o Dia mundial sem tabaco. Estavam presentes no evento a secretária de saúde do município Inês Pegoraro Shons, agentes de saúde, enfermeiras e o médico do município doutor Flavio Corso Junior, houve também apresentação de teatro, danças e palestras sobre o mal causado pelo fumo . Para o medico Flávio "As companhias de tabaco usam a embalagem e outras técnicas de publicidade para tornar os produtos de tabaco atraentes, enquanto desviam a atenção dos consumidores da realidade do quanto o tabaco destrói a saúde. É um fato comprovado que as advertências nas embalagens são uma forma poderosa e sem qualquer custo para mostrar a verdade sobre o uso do tabaco. As advertências sanitárias que incluem imagens sobre os danos provocados pelo uso do tabaco são especialmente eficientes em comunicar os riscos e motivar mudanças de comportamento, tais como parar de fumar ou reduzir o consumo" Afirma o medico. Inês Schons ressaltou "As pessoas interessadas em parar de fumar podem procurar a unidade básica de saúde, de onde são encaminhadas para os Centros de Atenção Psicossocial ou nas unidades cadastradas pela Secretaria municipal de saúde para atendimento no Programa Municipal de Controle e Tratamento do Tabagismo". finalizou a secretária.
Em Celso Ramos, as atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde aconteceram na segunda-feira dia (01/06) nas dependências do clube SER 21 de abril com objetivo de debater assuntos como a questão da dependência química e implicações psicológicas do tabagismo, além de todos os impactos que o fumo traz à saúde.
"Importante foi a participação da população de Celso Ramos que esteve presente realizando atividades propostas pela Secretaria de Saúde. Além de apresentações artísticas e culturais, prestigiaram alguns de nossos munícipes que largaram o tabaco após ingressar ao Programa do Município, juntamente com a psicóloga Ana Paula Machado De Matias, pessoas de coragem que conseguiram se livrar permanentemente do vicio do cigarro", disse a secretaria de saúde.
O tema escolhido para o primeiro encontro municipal sem tabaco foi "Troque o Vício pela Vida, Viva Mais, Viva Melhor". De acordo com a OMS, as imagens de advertência estampadas nas embalagens de cigarro transmitem uma mensagem clara e imediata, até para as pessoas que não sabem ler. Elas reduzem a aparência atraente das embalagens, uma função importante para um produto cujos consumidores iniciantes são jovens e vulneráveis a marcas e imagens.
Deixe seu comentário