logo RCN

Programa Verde leite é implantado em Anita

Anita Garibaldi

O programa "Verde Leite", auxilia os produtores de Anita Garibaldi na implantação de 1 hectare de pastagem de inverno. A iniciativa da prefeitura, através da secretaria municipal de agricultura, tem a finalidade de incentivar os produtores de leite do Município que atuam em regime de economia familiar, a produzir com qualidade e quantidade o ano todo, utilizando práticas de manejo de pastagens adequadas.

De acordo com o secretário de agricultura, Dirceu Luiz Dalamico, os produtores cadastrados na secretaria, podem retirar 2 sacos de aveia e um outro de azevém, com custo mínimo de R$ 20,60. "Queremos com isso, incentivar o leite à base de pasto, pois está comprovado que o retorno é bem mais lucrativo", ressaltou o secretário.

Além disso, ele explica que os produtores terão o auxílio técnico nas propriedades. "Estaremos oferecendo o acompanhamento e prestando a orientação necessária para os agricultores", afirmou Dalamico.

Segundo ele, podem participar do programa, produtores que tenham na atividade leiteira, uma alternativa de renda nas propriedades, e cuja produção se destina às indústrias da região.

No entanto, para retirar as sementes, é necessário o produtor fazer a quitação do boleto bancário, expedido pela própria secretaria. "Na verdade os produtores pagam na agência bancária, apenas um valor simbólico, o restante é custeado pelo poder público municipal", completa.

O agricultor Fernando de Godoy, aproveita a oportunidade para expandir a lavoura de pastagem. "Eu já utilizo da pastagem como alimento para os animais. Agora vou aumentar a produtividade e automaticamente os lucros na minha propriedade", declarou Godoy, bastante animado.

Morador do reassentamento Santa Catarina, o agricultor tem na produção de leite, uma de suas principais atividades de geração de renda para manter a família no meio rural. "É uma atividade que necessita de muito cuidado, porém é bastante vantajosa, pois todo o final de mês sabemos que dispomos daquele valor para investir em outras coisas. E, isso é uma grande tranqüilidade para nossa família", confessou.

O Município de Anita Garibaldi possui aproximadamente 130 produtores de leite devidamente cadastrados, produzindo em média, 7,7 mil litros/dia do produto.

Anterior

Balança vai facilitar a vida dos motoristas

Próximo

Vargem é contemplada com o projeto de inclusão digital

Deixe seu comentário