logo RCN

Projeto avalia emissão de gases de efeito estufa

Usina de Notícias

A BAESA (Energética Barra Grande S/A) é uma das empresas interessadas em realizar estudos para desenvolver uma metodologia de monitoramento e avaliação das emissões de gases de efeito estufa em reservatórios de usinas hidrelétricas, um dos temas considerados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) como de grande relevância para o setor elétrico. Justamente por isso, esses projetos são chamados de P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) Estratégico.
O projeto referente ao monitoramento da emissão de gases de efeito estufa em reservatórios de hidrelétricas deverá iniciar no primeiro semestre de 2010, mas a preocupação da BAESA em estudar o assunto começou no ano passado. No mês de agosto, a BAESA contratou especialistas para elaborar um inventário com o objetivo de revelar a quantidade de gases emitida pela operação da empresa e por seus colaboradores, tanto os que trabalham no escritório em Florianópolis, quanto os operadores da Usina Hidrelétrica Barra Grande.
Com base nos dados obtidos em entrevistas e questionários, a BAESA recomendou algumas medidas, como a redução do consumo energético e da geração de resíduos, e também a utilização de combustíveis mais limpos nos veículos de seus colaboradores.
Com a participação no projeto sugerido pela ANEEL e o desenvolvimento de uma metodologia de monitoramento, a BAESA pretende avaliar a emissão de gases de efeito estufa no reservatório da Usina Hidrelétrica Barra Grande. A intenção da empresa é apoiar pesquisas científicas que revelem informações relevantes para a conservação do meio ambiente.
 

Anterior

Sicoob/Credicanoas de Anita Garibaldi continua ampliando atendimento

Próximo

Programa ?Recreio nas Férias? visita a Usina

Deixe seu comentário