Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Projeto de agroindústria da cana-de-açúcar passa por análise
Celso Ramos
Na última segunda feira dia 25 estiveram em Videira na Superintendência Federal de Agricultura de Santa Catarina, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, os Engenheiros Agrônomos Vitor Hugo Poletto da Epagri e Renato Carlos Maciel da Secretaria Municipal da Agricultura de Celso Ramos. O motivo da visita foi a apresentação do Projeto de Construção da Unidade de Produção de Cachaça e Açúcar Mascavo que a Prefeitura de Celso Ramos irá construir com recursos do MDA e contrapartida de recursos próprios.
O Fiscal Federal Agropecuário Juliano Simioni analisou o projeto e sugeriu algumas modificações para adequá-lo de acordo com as exigências do MAPA.
Poletto, que tem uma vasta experiência com agroindústrias, com associativismo de agricultores familiares e vem participando do projeto desde sua elaboração, afirma a importância de adequar o projeto de acordo com as exigências legais. "O objetivo é que os agricultores de Celso Ramos possam obter o registro de seus produtos nos órgãos competentes e possibilitar assim sua livre comercialização. Por isso a importância de se executar um projeto que esteja totalmente em conformidade com as normativas". Explicou Poletto.
Agora segundo Renato, o próximo passo é passar as orientações do Fiscal do MAPA para a Engenheira Civil da associação de municípios para fazer as devidas modificações no projeto. De acordo com o Engenheiro Agrônomo, o registro no MAPA precede o registro da cachaça junto à Receita Federal, que é o órgão que fiscaliza e delibera sobre a comercialização de bebidas alcoólicas.
Deixe seu comentário