Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Projeto Luz do Criar e Recriar do Acalanto de Natal
Anita Garibaldi
A Gruta Nossa Senhora de Lurdes sempre foi um lugar muito frequentado pelos moradores do município de Anita Garibaldi e também por visitantes de outras cidades, é considerada um grande potencial turístico e destaca-se pela sua beleza natural. Pensando nisso algumas pessoas e entidades de nossa comunidade se uniram para reformular o local e torná-lo mais agradável, buscando assim mostrar cada vez mais sua beleza natural e religiosa. O projeto busca envolver toda a sociedade anitense nas questões social, ambiental e religiosa.
Na oportunidade Mariclei de Lourenssi, uma das idealizadoras do projeto estará repassando algumas informações sobre o Luz Criar e Recriar do Acalanto de Natal
Correio dos Lagos - Por que surgiu a idéia de transformar a gruta Nossa Senhora de Lourdes?
Mariclei de Lourenssi -
Sempre fui muito ligada às questões ambientais, durante onze anos que fiquei na direção do Educandário Centro Educacional Sonho Meu sempre que possível fiz várias viagens com os alunos percorrendo trilhas ecológicas. E um dia me dei conta, que o que víamos lá fora e ficávamos encantados, no nosso município tinha lugares mais magníficos que só precisava ser organizado. E a idéia de embelezar um recanto espiritual em harmonia com a natureza foi uma grande motivação. Quando descobri que havia mais pessoas e entidades que pensavam como eu, começamos a organizar o primeiro e o segundo projeto.Correio dos Lagos - Quais são as entidades parceiras?
Mariclei - Casa Lar, Baesa, Instituto Censupeg (Pós-Graduação Fafipa), Universidade Castelo Branco, Alunos e Professores do Pólo em especial Sociologia (Ulbra), Rotary, Empresa Enerluz, Fábrica de Cortina, Panotex comércio de tecidos, Celesc, Prefeitura Municipal, Detentos, Corpo de Bombeiros, Colégio Estadual Padre Antônio Vieira e o comércio local.
Correio dos Lagos - Quais são os principais objetivos do Projeto Luz do Criar e Recriar do Acalanto de Natal?
Mariclei - *Distribuir brinquedos para as crianças carentes.
*Promover uma maior integração entre os membros de todas as igrejas. Pois temos um único Deus.
* Sensibilizar o público-alvo (alunos e professores) quanto às questões ambientais - coleta de 5.000 garrafas pet para enfeites de natal.
* Despertar o senso da cidadania através do trabalho voluntário, pois a gruta é de todo o povo Anitense.
Correio dos Lagos - Vocês já estão a trinta dias trabalhando. Quais dos objetivos citados pode-se dizer que já está quase concretizado?
Mariclei - *O cadastro das crianças carentes do nosso município e a doação de R$ 1.600 reais para aquisição dos brinquedos ? Baesa.
*A retirada de 4.000 litros do meio ambiente.
*A confecção de 70% dos enfeites de Natal.
* A iluminação da gGruta onde 80% já estão prontos, e foram investidas em torno de R$ 2.500 em mangueira luminosa e duas lâmpadas coloridas na cachoeira.
*Toda a armação de ferro para os enfeites de natal.
Correio dos Lagos - A partir de quando estará aberta para visitação?
Mariclei - Se o tempo colaborar a partir de segunda-feira (17), estaremos atendendo. Já temos um número de vinte turmas cadastradas para visitação. Que estará acontecendo as 8h30 às 20h de segunda a sexta feira com um guia. E no final de semana livre.
Correio dos Lagos - Quando será feita a inauguração oficial?
Mariclei - No dia 30 de novembro às 18 horas, em frente a Igreja Matriz Santa Bárbara com um grande Culto Ecumênico e apresentação referente ao nascimento e vida de Jesus Cristo.
Correio dos Lagos - Algum agradecimento especial?
Mariclei - Sim, ao senhor Volni eletricista, Renato Gherke, Rodrigo, Avelino Appio os quais foram responsáveis pelo serviço de ferraria, aos alunos do Pólo do nosso município, Celso Ramos e Abdon Batista, aos detentos, Corpo de Bombeiros que não mediram esforços para a concretização dos enfeites de natal. E a todas as pessoas que de um modo geral estão nos ajudando a tornar esse sonho possível.
Deixe seu comentário