logo RCN

Projeto pioneiro de Permacultura em Esmeralda

Esmeralda

Na tarde ensolarada de quinta feira (24) o Ex-Deputado Federal do Estado de Santa Catarina João Valvite Paganella, juntamente com seu filho Fernando Broilo Paganella e a Bióloga Josieli Vasata Cagnini, estiveram realizando o plantio de mudas frutíferas nativas em sua propriedade que fica no município de Esmeralda/RS.
O Ex-Deputado João Paganella fala sobre a preocupação que tem com o meio ambiente.  “Estamos desenvolvendo um projeto de conservação da natureza, meu sítio é preservado, várias nascentes que estão  dentro da propriedade são protegidas  e onde não é ocupado  com  o plantio na agricultura mantemos a mata nativa  existente e estamos plantado mais árvores frutíferas   aproveitando os morros de pedras e assim utilizamos toda a área sem danificar os recursos naturais,  unindo o útil ao agradável”. Foram plantadas inicialmente 400 mudas a dois anos, mas as geadas muito fortes deste ano danificaram muito essas primeiras mudas. Eram figueiras e parreiras. Este ano já plantamos mais  600 especialmente de frutas mais compatíveis com o clima local, tais como maçã, caqui, pêra, nozes e castanhas. Agora, graças à gentileza da BAESA que nos doou mais  outras 500 mudas de frutas nativas, vamos chegar à expressiva quantidade de  1500 mudas somente de frutíferas. 
 “Além das frutíferas tenho plantado também regular quantidade de pinus , alguns eucaliptos e outras tantas araucárias, sendo que estas, acrescidas à expressiva quantidade de araucárias já existentes na propriedade, formarão no futuro um conjunto natural e acrescido de árvores de toda a espécie, da maior importância,” ressalta Paganella.
Existe uma grande preocupação da família em manter a mata, as nascentes de água, córregos preservados e também a plantação de novas mudas  além da construção de açudes e o desejo de perenizar lagoas naturais, tudo para completar e para diversificar  o ambiente. Lembrou o ex-Deputado que quando foi  Secretário dos Negócios do Oeste em Santa Catarina já havia implantado no Oeste, com a ajuda da extinta SUDESUL um projeto pioneiro de construção de açudes e poços artesianos, que trouxeram novas fontes de renda para os agricultores, com a piscicultura, sem esquecer a segurança no fornecimento d’água para a suinocultura e avicultura.
“Quero agradecer em especial a  Baesa que por intermédio da sua bióloga  Khadine Appio,  nos forneceu as mudas de árvores nativas possibilitando assim o plantio’’. Com a mente povoada de lembranças, o ex-Deputado lembrou também da luta que desenvolveu, ao longo de muitos anos, favorável sempre às obras de  aproveitamento do rio Uruguai, hoje uma grande realidade, capaz de espalhar prosperidade e benefícios para todo o Pais. Este assunto, é outro capitulo da longa vivência que o ex-Deputado  teve  em Santa  Catarina. Ele até lembrou  também  dos votos que obteve em  Anita.
Para o Holístico Fernando Broilo Paganella, “ O projeto que estamos desenvolvendo chama-se Permacultura ou seja, cultura de permanência no local, inspirado no cultivo Orgânico e no  Calendário Maya, ainda interagiremos na propriedade com Erva Mate, enfim tudo o que dá como mato na região, mas que não havia na propriedade.
A Bióloga Josieli Vasata Cagnini falou sobre o projeto, “Muitas pessoas nos procuram para obter a liberação para derrubar árvores, sendo que o senhor Fernando nos procurou para plantar, faz um trabalho de preservação da natureza ou seja realiza um trabalho exemplar que deveria ser seguido como exemplo, o projeto é elogiável”, ressalta Cagnini.
Todo o esforço e os investimentos que a família realiza em sua propriedade em Esmeralda culminarão com a construção de uma pousada na cidade, que já está começando a sair do sonho.   

Anterior

Alunos realizaram plantio de árvores

Próximo

Chuva castiga Abdon Batista

Deixe seu comentário