Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Região mobilizada para evitar desapropriações de terras
Campo Belo do Sul
O Município de Campo Belo do Sul tem se firmado como um dos maiores produtores de grãos da serra catarinense. Porém, os produtores vivem uma situação de incertezas com a possibilidade de possíveis desapropriações de terrenos por parte do instituto Nacional de colonização e reforma agrária ? Incra.
Descontentes com a atitude do órgão federal, os produtores rurais organizaram uma audiência na manhã de sexta-feira, dia 03 de maio. A mobilização aconteceu no salão paroquial, reunindo centenas de produtores rurais, autoridades regionais e representantes da classe de diversas regiões do sul do país. Todos manifestaram posição contraria, quanto à desapropriações de terras na região e outras medidas ambientais como a implantação do corredor ecológico no rio pelotas. "Estas ações vão simplesmente acabar com a nossa região", disse o Prefeito Firmino Aderbal Chaves Branco, que se mostra preocupado com relação à estas questões.
O agricultor Volni Antunes, assim como outros 15 produtores rurais do Município, já teve seu terreno avaliado pelo órgão federal. "Meu terreno é produtivo, está comprovado no documento que encaminhei para o incra", disse o agricultor,
Indignado com a situação, ele diz que sua propriedade possui 400 hectares de lavoura, produzindo anualmente em torno de 1300 toneladas de grão, além de possuir 1260 cabeças de gado. "Estão querendo me impedir de trabalhar na minha própria propriedade, isso é inaceitável", afirmou Antunes em seu depoimento, durante o ato público.
Ficou acertado entre eles, que outras manifestações serão organizadas na região, com grande intensidade, no sentido de sensibilizar as autoridades federais sobre o mal que podem causar à serra catarinense, caso essas medidas ambientais forem implantadas na região. "Os produtores rurais ergueram a bandeira para defender suas propriedades e estão organizados para defender aquilo que é deles de direito, conforme às leis os permitem", ressaltou o presidente do sindicato rural de Campo Belo do Sul, Luiz Moraes, afirmando que está marcado para quinta-feira, dia 15 de maio, às 18 horas no Map Hotel em Lages, uma audiência com o Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira para discutir o assunto.
Deixe seu comentário