Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Roberto Amaral fala sobre televisão digital
Anita Garibaldi
Na tarde do último dia 30, o presidente do Sistema Catarinense de Comunicações (SCC), o engenheiro Roberto Amaral ministrou uma palestra sobre Televisão Digital no Brasil, durante o 1º Seminário de Comunicação da Serra Catarinense, em Anita Garibaldi. Mais de 100 pessoas participaram do evento, entre elas, estudantes de comunicação, professores e profissionais da imprensa regional.
Durante a sua explanação Amaral destacou as características da TV Digital: mais qualidade de sons e imagens, mobilidade e portabilidade, aplicações interativas e informações adicionais, maior variedade de conteúdo, alta robustez, boa qualidade de serviço, flexibilidade na composição dos serviços. \"Na TV Digital não teremos imagem ruim ou um canal pega bem ou não pega, todas as transmissões serão iguais\", afirma.
A TV Digital terrestre também deve oferecer, uma amostra representativa das potencialidades da cultura digital para aqueles que ainda não podem usufruir dessa tecnologia. A convergência deve fortalecer a produção de conteúdo e software graças à preocupação de se distribuir para qualquer mídia (cinema, TV, Internet, portátil, móvel) e às novas opções de serviços.
Segundo o engenheiro, a TV Digital não é apenas uma evolução tecnológica da TV analógica, mas uma nova plataforma de comunicação, cujos impactos na sociedade ainda não estão completamente claros.
O evento contou também com as palestras do Assessor Jurídico da Amures, Nelson Serpa, que falou sobre a legislação da imprensa e os riscos do jornalista no exercício da sua função. Além dos professores Olivete Salmória e José Luiz Arruda, que falaram sobre os desafios da mídia regional.
Segundo os organizadores do Seminário, entre eles o futuro jornalista, Sérgio Pinheiro, o Seminário da Comunicação da Serra Catarinense, em breve terá a sua segunda edição, para que os profissionais de imprensa possam se integrar e ampliarem os seus conhecimentos.
Texto e fotos: Silviane Mannrich
Deixe seu comentário