logo RCN

Safra da uva está chegando ao final em Anita

Anita Garibaldi

O Município de Anita Garibaldi teve uma safra recorde de uva. Ao todo estão sendo colhidos em torno de 150 toneladas. Um acréscimo de aproximadamente 30% , em relação a safra anterior, gerando satisfação e alegria para os vitivinicultores do Município.

Porém, a grande maioria dos produtores, já está na fase final da colheita.

É o caso do jovem Nilceu Miguel dos Santos, 28 anos, morador da comunidade de Marmeleiro. Segundo ele, as principais variedades de uvas de mesa já foram retiradas do parreiral e comercializadas in-natura na região, restando apenas colher as variedades específicas para a fabricação de vinhos.

O jovem não esconde a felicidade por ter entrado na atividade. "Estou feliz mesmo. Ainda mais este ano que a produção ficou acima da expectativa e o preço colaborou", disse Miguel, que ainda permanece solteiro, mas agora, se ensaia em construir uma família, pois conseguiu garantir uma renda anual.

Herdado essa herança do pai, ele conta, que a uva é uma atividade bastante atraente, pela facilidade de manejo e a comercialização garantida, além da certeza na lucratividade. "Eu não me arrependo de ter investido nesta cultura, pelo contrário, estou extremamente satisfeito com os resultados", ressaltou.

Numa área de aproximadamente meio hectare, Miguel deve colher 10 toneladas do fruto. Entre as variedades produzidas, estão, Izabel, bôrdo, niágara branca e rosa, poloski, seyvillar e rosada casca grossa.

Em Anita Garibaldi, existem pelo menos 20 produtores dedicando-se à atividade. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura se mostra parceira dos vitivinicultores, dispensando incentivos como, assistência técnica especializada e distribuição de mudas.

Anterior

Prefeitura recebe ônibus da receita federal

Próximo

Mais uma rua está sendo calçada em Abdon

Deixe seu comentário