logo RCN

Secretaria de Saúde toma novas medidas referentes a Gripe H1N1

Celso Ramos

 

A Secretaria de saúde vem desenvolvendo ações com a finalidade de prevenção da Influenza A como todas as demais instituições e serviços de saúde de Santa Catarina e do Brasil.

Nosso município teve um caso notificado e no final da tarde de sexta (7) a Secretaria de Saúde teve a informação extra oficial, através da regional de saúde de Joaçaba, sendo confirmado o exame positivo para o vírus H1N1.

Mediante esta confirmação houve uma mobilização por parte das regionais de saúde de Joaçaba e Campos Novos compostas por 20 municípios já que o primeiro caso confirmado neste registro com a finalidade de montar estratégias para controle do vírus. A reunião realizada na manhã do dia 8, reuniu os municípios e a Vigilância Epidemiológica do estado. Cada município deverá elaborar sua estratégia e intensificar os cuidados e ações relacionados a gripe.

Segundo Inês Schons, secretária de saúde de Celso Ramos. "Nosso município irá seguir a normativa da Epidemiologia do estado e do Ministério da Saúde que todos já conhecem devido a ampla divulgação da mídia, adaptando a realidade local". Explicou Inês..

Será adotada a partir de segunda feira (10) a seguinte normativa nº 1

1-Os atendimentos da UBS serão priorizados a pacientes com Síndrome Gripal, ou seja, quem apresentar febre deve ir ao posto de saúde.

2- Os casos suspeitos será avaliado pelo médico que prescreverá o medicamento Tamiflu e em seguida solicitará o exame para H1N1 ou solicitará internamento se for necessário.

3- A coleta do exame ficará sob responsabilidade do centro de triagem montado em Campos Novos.

4- Serão fornecidos máscaras e lenços de papel para todos os pacientes com sintomas de gripe, se você chegar no posto e ninguém oferecer a máscara peça para alguém que lhe entregue.

5- Os responsáveis pela limpeza do posto estarão desinfetando com álcool superfícies como balcões, cadeiras a cada duas horas.

6- Todos os funcionários deverão usar equipamentos de proteção como luvas, máscaras e jalecos.

 

*Fica suspenso por tempo indeterminado agendamento ou transporte de pacientes para consultar ou exames especializados (consórcio) com exceção de casos urgentes (cirurgias)

* Coleta de exames no laboratório do Posto de Saúde.

* Atendimento para consultas de rotina.

*Essas medidas são necessárias para evitar que pessoas não tenham a gripe entrem em contato com aquelas gripadas.

* Todos os eventos realizados em locais fechados em que haja aglomeração de pessoas como jogos de futebol de salão, jantares comunitários, bailes, estão suspensos.

* Toda pessoa que apresentar qualquer sintoma de resfriado ou gripe como tosse, nariz escorrendo, deve perma-necer por cinco dias em casa. Se não tiver febre não é necessário procurar o posto de saúde.

* Toda criança ou adulto que apresentar sintomas de gripe acompanhado de febre deve procurar imediatamente o posto de saúde.

* Essas medidas estão sendo tomadas não só pelo caso confirmado no município, onde infelizmente essa pessoa foi a óbito, mesmo porque o período de transmissão dela e dos familiares já passou. A preocupação é com outras fontes de transmissão que venham a surgir. Não é motivo de pânico, porém cada um deve estar consciente e fazer a sua parte principalmente de proteção individual segundo as orientações gerais.

Para tranquilizar a população, informamos que todos os profissionais da secretaria de saúde estão preparados munidos de informações suficientes para atender os casos que por ventura surgirem e atentos para todas as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde.

Dúvidas ligue para 3547 1111

Anterior

Secretaria de Educação adquire 03 ônibus escolares e 01 carro 0km

Próximo

11 de agosto - Dia do Advogado

Deixe seu comentário