Filha de abdonesne e anitense conquista título inédito para o Brasil
Secretário da Agricultura convoca o conselho municipal para avaliar os prejuízos
Anita Garibaldi
No dia 13 de abril a Secretaria Municipal de Agricultura do município de Anita Garibaldi convocou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para uma importante reunião que tratou de assuntos pertinentes a estiagem devido a falta de chuva que insiste em continuar no município e região.
Os conselheiros explanaram sobre a realidade de suas comunidades e assim puderam fazer uma avaliação sobre a real situação que é uma das piores registradas até os últimos anos.
O conselho informou que a perda da safra de feijão chega à 60%, onde 1.530 toneladas já foram descartadas, no cultivo de milho mais de 70% da produção, ou seja, mais de 16.170 toneladas foram perdidas, no cultivo da moranga mais de 25%, cerca de 125 toneladas e no cultivo do fumo, cebola e hortifrutigranjeiros a perda se aproxima de 45% da safra.
Na criação de gado a situação não é diferente, para a pecuária de corte a perda de peso dos bovinos chega em torno de 20% de um rebanho de 30 mil cabeças, na pecuária leiteira é a maior perda levantada até o momento, pois registra uma queda de 7.200 litros por dia, aproximadamente 80% da produção.
A situação realmente é de emergência e o agravante é ainda maior, pois nos próximos dias não há previsão de chuva que recupere a pastagem para a alimentação destes animais antes da chegada do inverno. Os produtores de leite estão tendo que gastar com o silo, alimento que seria reservado ao inverno para manter a produção do leite. Diante destes problemas que o município vem enfrentando foi decretado situação de emergência e as informações estão sendo repassadas para a defesa civil do estado.
De acordo com o secretário de agricultura Roberto Viecelli " Esperamos com isso agilizar a instalação de cinco poços artesianos que já estão perfurados, faltando apenas a liberação da FUNASA para a instalação e uso da população e com isso podemos amenizar um pouco os problemas que estamos enfrentando", ressaltou Viecelli.
Antonio Ronaldo
Deixe seu comentário