logo RCN

Tarde de Campo em Viticultura

Celso Ramos

A Secretaria Municipal da Agricultura de Celso Ramos realizou no dia 14 de julho uma Tarde de Campo com os produtores de uva que fazem parte do programa de incentivo ao cultivo de uvas, iniciado pela Administração de Celso Ramos em 2007.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Técnico em Agropecuária Roberto Viecelli, coordenador da implantação do Programa Uva de Celso Ramos. "O objetivo principal desta atividade foi orientar os produtores com relação a poda das plantas. Os parreirais encontram-se em fase de formação e a poda é muito importante para garantir a boa formação dos parreirais". Explica Roberto Viecelli.

Estavam presentes o Secretário da agricultura Lucir Surdi e os profissionais que compõe a equipe técnica da Secretaria Municipal da Agricultura, que acompanham e orientam os agricultores nas atividades que se sucedem a poda. "Após a poda, que deverá ser feita no final do inverno, quando os parreirais começarem a emitir a brotação, outras medidas devem ser tomadas como a aplicação preventiva de fungicidas e a adubação". Comenta Rubens Varela, Engenheiro Agrônomo da Secretaria.

Para o Engenheiro Agrônomo Renato Maciel, os resultados até agora obtidos no andamento do Programa Uva de Celso Ramos são muito positivos. "O desenvolvimento dos parreirais de Celso Ramos é muito bom, o índice de pegamento dos enxertos é considerado bem acima da média e o bom preparo do solo e adubação adequada podem ser constatados ao observarmos o crescimento dos ramos das videiras, que chega a ser impressionante". Observa Renato.

A Tarde de Campo foi realizada no parreiral do agricultor Ronaldo Bonamigo, na comunidade de Nossa Senhora do Caravágio. Ronaldo, assim como os demais agricultores beneficiados pelo Programa Uva, executam rigorosamente todas as orientações dadas pelos técnicos. "Tenho que fazer tudo o que estiver ao meu alcance para garantir a futura produção do meu parreiral porque o investimento é alto e a uva vai representar para mim uma das principais atividades da minha propriedade". Finaliza o agricultor.

Para a safra deste ano a produção ainda será pequena, pois os parreirais são recém implantados e estão em fase de formação, mas, para a safra 2010/2011 já se espera uma colheita significativa nos parreirais de uva bordô de Celso Ramos.

Anterior

Festa Junina - O sucesso de sempre

Próximo

BAESA lança Relatório de Sustentabilidade

Deixe seu comentário