logo RCN

Tele medicina chega à Celso Ramos

Celso Ramos

A Tele medicina é um recurso que permite dar laudos à distância. "Na prática, um paciente que necessita de exame específico não precisará se deslocar para um centro de referência. O exame é enviado para um especialista através da Internet, que possibilitará ao médico dar seu parecer", explica Roberto Hess, superintendente de Planejamento da SES.
O secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, disse que a implantação da Tele medicina irá trazer muitos benefícios a todos. "Ela significa principalmente um avanço para os pequenos municípios, que agora dispõem de diagnósticos mais rápidos em exames específicos", complementa.
Esse sistema também será utilizado na Medicina Nuclear, cujo Centro de Referência é o Instituto de Cardiologia (IC), em São José. Neste caso, o paciente virá até o IC e o exame completo será prontamente encaminhado para o médico, na cidade de origem. Todos os laudos e exames serão protegidos por senhas, para que somente médicos e pacientes tenham acesso.
Através da Tele medicina serão realizadas eletrocardiografias, posteriormente, o método também abrangerá as ressonâncias magnéticas e outros exames. Hess conta que esse procedimento deixará mais rápido o diagnóstico dos exames, diminuindo o número de deslocamento de pacientes dos municípios do interior para Florianópolis, com isso reduzindo também os custos para o Estado. Ele beneficiará ainda as pessoas que estão na fila do SUS para a realização de cirurgias e exames eletivos.

A secretaria de saúde de Celso Ramos estará participando desse projeto, onde receberá um aparelho de eco- cardiograma, evitando viagem aos centros maiores, como Lages e Joaçaba, até mesmo a Florianópolis.

Segundo a secretaria Inês Pegoraro Schons "O essencial à ser entendido é que a Tele medicina não é simplesmente uma tecnologia com novos equipamentos, mas se trata de um procedimento técnico  relevante nos serviços de saúde, a tecnologia é disposta em equipamentos extremamente miniaturizado e em tempos recordes auxilia a transpor algumas barreiras, como o espaço e o tempo.
Através desse procedimento se obtém diagnóstico, tratamento, segunda opinião, triagem e encaminhamento, monitoração e orientação ao paciente, além das vantagens econômicas que vão da  otimização dos recursos humanos especializados até a diminuição dos custos.Estamos treinando nossos profissionais para que estejam aptos na utilização do equipamento ’’ afirma a secretaria.

O Projeto de Tele medicina é coordenado por Luis Felipe Nobre, doutor em Tele medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e chefe do Serviço de Radiologia do Hospital Universitário.

Anterior

Prefeito Téba passa o bastão para a vice Sirlei

Próximo

BAESA repassa equipamentos de informática

Deixe seu comentário