logo RCN

Tertúlia Livre na Semana Farroupilha

Esmeralda

O mês de setembro é um mês importante para a história dos gaúchos, no dia 20 de setembro comemora-se o Dia do Gaúcho. A Revolução Farroupilha (1835 a 1845) como marco da história e da formação política da sociedade Riograndense, data esta que foi transformada em feriado, por decisão da Assembléia Legislativa, a partir de Lei aprovada no Congresso Nacional, em 1996. é tempo de ver os tradicionalistas pilchados, os Centros de Tradições Gaúchas em festa e as escolas ensinando e entoando o Hino do Rio Grande do Sul.

No município de Esmeralda muitas atividades foram desenvolvidas durante esta Semana Farroupilha, uma delas na tarde de quinta feira (17) aconteceu na Praça da Matriz, centro da cidade, onde ocorreu uma Tertúlia Livre reunindo muitos gaiteiros, violeiros e trovadores representando os CTGs Rincão da Amizade, Potreiro de Gaúchos, Pioneiros do Laço, Piquete Nova Querência e Grupo Tradicionalista Sinuelo, além de representantes dos CTGs do município de Pinhal da Serra animaram a Tertúlia.

Segundo o tradicionalista Jamio Oliveira Duarte "Pinhal da Serra e Esmeralda demonstram a cada dia que a valorização do povo gaúcho deve perpetuar entre toda a comunidade, a semana farroupilha é uma oportunidade, ainda mais, para o conhecimento das tradições. Vamos mostrar às crianças o quão importante é a nossa cultura. O gaúcho tem orgulho, pois a nossa história destaca-se entre todas as histórias do país" finalizou o tradicionalista.

Anterior

Semana Farroupilha movimentou Pinhal da Serra no último fim de semana

Próximo

O caminho do progresso

Deixe seu comentário