Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Usina de Notícias
´Baesa Energética Barra Grande
BAESA conquista Prêmio Empresa Cidadã
Pelo terceiro ano, a BAESA (Energética Barra Grande S/A) foi escolhida uma das empresas vencedoras do Prêmio Empresa Cidadã, promovido anualmente pela ADVB-SC (Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil ? Seccional Santa Catarina). O case \"Projeto de Resgate e Preservação do Patrimônio Arqueológico\" foi selecionado na categoria Desenvolvimento Cultural e concede à BAESA a privilegiada condição de ser a única empresa do setor elétrico a ser premiada. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 23 de outubro na cidade de Jaraguá do Sul.
A BAESA foi reconhecida por realizar um relevante trabalho de resgate e preservação do patrimônio arqueológico na área da Usina Hidrelétrica Barra Grande. Em parceria com a Scientia Consultoria Científica e as secretarias de educação de Lages, Campo Belo do Sul, Anita Garibaldi, Pinhal da Serra, Esmeralda, Vacaria e Bom Jesus, o projeto contou com a participação de 100 professores da rede pública de ensino. Durante dois anos, eles participaram de oficinas de Educação Patrimonial, realizadas em encontros mensais, e estudaram assuntos ligados à arqueologia, sempre através de atividades práticas, como pesquisas em jornais, revistas e livros, jogos, gincana temática, visitas a sítios arqueológicos, simulação de escavação e elaboração de painéis e estórias em quadrinhos.
BAESA doa livros no Dia da Criança
Dia da Criança foi um pouco diferente para os meninos e as meninas que moram na Comunidade Barra do Imigrante, em Campo Belo do Sul. Em vez das tradicionais bolas, bonecas e carrinhos, as crianças até 14 anos receberam livros de presente da BAESA (Energética Barra Grande S/A). A decisão da empresa em doar os livros visa a estimular o hábito de ler e aprender.
Os livros foram entregues de acordo com a faixa etária das crianças, e a prioridade foi a compra de obras literárias consagradas para despertar o gosto pela leitura, como \"Ali Babá e os quarenta ladrões\", \"Robin Hood\", \"O Mágico de Oz\", \"Volta ao mundo em 80 dias\", \"Moby Dick\", \"Pinóquio\", além de grandes romances reescritos com linguagem infantil, como \"Os Miseráveis\", \"Dom Quixote\", \"Os Lusíadas\" e \"Romeu e Julieta\".
A idéia é que as crianças criem uma rede de leitura, adotando a prática de emprestar os livros para que todos possam ler as obras. E como a escola da Comunidade Barra do Imigrante já possui uma pequena biblioteca, a intenção é que, após a leitura, os livros sejam guardados em suas prateleiras.
Além da Comunidade Barra do Imigrante, a BAESA doou livros para os filhos de todas as famílias que moram nas comunidades rurais implantadas pela empresa e também para os filhos das famílias beneficiadas com Carta de Crédito. A meta é fortalecer a integração social e contribuir para a formação educacional das crianças.
Anita Garibaldi terá orquestra sinfônica
s Usinas Hidrelétricas Barra Grande e Campos Novos se uniram em torno de um objetivo comum: transformar o município de Anita Garibaldi em uma cidade musical. Em parceria com a prefeitura, a BAESA (Energética Barra Grande S/A) e a Enercan (Campos Novos Energia S/A) firmaram compromisso de investir um montante de R$ 55 mil, através de recursos do FIA (Fundo de Investimento para a Infância e Adolescência), na aquisição de instrumentos musicais e contratação de professores. O objetivo é ensinar a arte da música para crianças e adolescentes e, num futuro próximo, formar a Orquestra Sinfônica de Anita Garibaldi.
Os instrumentos musicais foram entregues no dia 8 de outubro em cerimônia especial. Ao som de clássicos de Beethoven, Bach e Mozart, os alunos da Escola Padre Antônio Vieira assistiram à apresentação da Orquestra Experimental de São Joaquim e se entusiasmaram com a chegada de violinos, violões, contra-baixos, órgão profissional, violas e caixa de som amplificada.
Propriedades rurais estão mais bonitas e mais verdes
m mutirão promovido pelas famílias garantiu o plantio de 2,3 mil mudas de árvores nativas nas Comunidades Rurais implantadas pela BAESA (Energética Barra Grande S/A) na região. A atividade faz parte do projeto \"Plante um Jardim e Decore sua Alma\", realizada em parceria com a Unoesc, Epagri e Emater. O objetivo é embelezar as propriedades e torná-las mais arborizadas, além de fortalecer uma das principais metas da BAESA: tornar as Comunidades Rurais implantadas pela empresa nas melhores e mais bonitas do Brasil.
O plantio das mudas foi realizado durante quatro dias em seis comunidades rurais: Barra do Imigrante (Campo Belo do Sul), Boa Vista, 15 de Fevereiro e Santa Catarina (Anita Garibaldi), Nossa Senhora da Salete (Esmeralda) e Laranjeiras (Capão Alto). Além de embelezar suas propriedades, as famílias participaram de palestras sobre ajardinamento, cuidados necessários para a manutenção dos jardins e recomendações técnicas das variedades de mudas distribuídas.
O projeto \"Plante um Jardim e Decore sua Alma\" despertou tanto interesse que a BAESA já lançou um desafio: em dezembro, a empresa vai promover um concurso para escolher a residência e a sede comunitária com o jardim mais bonito. A intenção é motivar as famílias a cuidarem de suas propriedades e também de suas comunidades.
Deixe seu comentário