logo RCN

Usina de Notícias

Profissionais contemplados

Nos dias 2 e 3 de julho, a Usina Hidrelétrica Barra Grande repassou equipamentos de informática para os professores e comerciantes que se enquadraram nos requisitos do Edital lançado pela empresa em apoio ao Plano de Desenvolvimento Regional (PDR). Foram contemplados 76 profissionais após a análise de documentos solicitados. Cada um dos aprovados recebeu computador, impressora e estabilizador para aprimorar suas atividades profissionais.

Um dos beneficiados foi o comerciante Mansueto Secco, morador da Capela São Paulo, em Anita Garibaldi, e que há 25 anos é proprietário de uma mercearia no local. "Meus filhos também vão usar", esclarece, acrescentando que sua intenção é proporcionar a eles o acesso à informática. Outra contemplada que também deseja ver o filho desfrutando do computador é a comerciante Maria Eva Moreira, moradora da Vila Petry, em Anita Garibaldi. Proprietária de um bar na comunidade, ela espera que seu filho, Cristiano Moreira, possa ajudá-la a utilizar o equipamento.

Já a professora Gecy Antunes Correia Dal Souto quer aproveitar o computador para preparar aulas e dinâmicas de grupo para as crianças que atende na creche Chapeuzinho Vermelho, localizada na comunidade Capela São Paulo, em Anita Garibaldi. "É claro que meus filhos também vão usar, mas agora eu vou fazer meus trabalhos com muito mais qualidade", destaca.

Para ser contemplado, o edital requeria que professores e comerciantes comprovassem redução de receita em decorrência da conclusão da Usina Hidrelétrica Barra Grande. A análise dos documentos ficou sob a responsabilidade de um Comitê de Avaliação, formado voluntariamente por membros de entidades representativas da região, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, professores, empresários e lideranças comunitárias. Ao todo foram avaliados 176 formulários.


Livro

O debate sobre a importância de conjugar geração de energia hidrelétrica com preservação ambiental e valorização das famílias residentes nas áreas próximas é o principal mote do livro "Energia: o grande desafio", lançado pela Usina Hidrelétrica Barra Grande com o objetivo de relatar os aspectos socioambientais envolvidos na implantação do empreendimento. Por abordar o rumoroso tema em conjunto com a análise dos fatos que marcaram a construção da obra, o livro ganha relevância e desperta interesse, pois foi justamente a Usina Barra Grande a responsável pelo maior investimento em projetos socioambientais já realizados por hidrelétricas no país.

O livro também descreve um conjunto de programas socioambientais voltados a assegurar o bem estar das famílias que tiveram imóveis parcial ou totalmente alagados pela formação do reservatório, além de relatar as ações de preservação do meio ambiente e de resgate dos patrimônios histórico-cultural, paisagístico e arqueológico. O objetivo é apresentar todas as obras e serviços realizados por Barra Grande, a fim de comprovar o desenvolvimento socioeconômico gerado aos municípios localizados na área de abrangência da Usina.

Anterior

Medalha de ouro para a mudança de comportamento

Próximo

Seminário discute a importância dos Biocombustíveis

Deixe seu comentário