Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Pinhal da Serra decreta situação de emergência devido à estiagem
O município assinou no dia 26/02, o decreto de Situação de Emergência em virtude da estiagem que atingiu toda a região nos últimos meses, principalmente a área rural de Pinhal da Serra, persistindo por um período superior a 90 dias.
O decreto foi assinado pelo prefeito Anderson Costa, após levantamento da EMATER e da Secretaria da Agricultura, onde informaram grandes perdas ocorridas na produção primária, especialmente nas culturas de soja, feijão, milho e pastagens com reflexo na produção da bacia leiteira, conforme demonstrado em laudos.
A ocorrência da estiagem ocasionou a diminuição considerável da capacidade de exploração da água na área rural e a queda do nível de água dos riachos e açudes, pondo em risco inclusive o fornecimento de água aos animais.
O Poder Público Municipal não está medindo esforços para atender a população do meio rural atingida pela estiagem, inclusive procedendo à abertura de bebedouros de água no meio rural, como forma de armazenagem para o consumo dos animais, bem como fornecimento de água potável para consumo humano onde algumas famílias do município estão sofrendo com a escassez.
Deixe seu comentário