A saúde em primeiro lugar
Costuma-se dizer que tendo saúde o resto corre-se atrás. Uma frase bem conhecida, justamente pelo sentido e importância que tem.
A prevenção e tratamento são duas fases que exigem muito cuidado e atenção, porém investir em prevenção é sinônimo de evitar doenças. Isso vale tanto para a vida pessoal como em setores públicos, que disponibilizam serviços de direito na área da saúde à população.
Nesta edição o tema saúde é destaque em várias matérias. A capa ilustra a obra histórica e exemplar de Abdon Batista, com praticamente 100% das residências do perímetro urbano com acesso ao saneamento básico, e sim, isso é saúde preventiva. Doenças como Dengue, Leptospirose, Amarelão e Diarreia podem ser causadas por conta da água e/ou solo contaminado.
Outro assunto importante é sobre o início da Campanha de Vacinação contra a Gripe, nesta quarta-feira, dia 10 de abril. Neste ano, as crianças de até 6 anos, grávidas e puérperas serão vacinadas na rede pública de saúde primeiro do que os demais grupos prioritários. Se proteger é essencial, pois não se trata de uma gripe fraca e até rotineira, e sim da proteção contra mais que um vírus.
Em Anita, o Hospital Frei Rogério divulga resultados do trabalho que vem sendo realizado no fortalecimento do serviço da atenção primária e hospitalar. Em dados recentes apresentados pela CIR e AMURES o município de Anita Garibaldi deu um salto em relação à redução do número de atendimentos de baixa complexidade que procuram o serviço de alta e médica complexidade no município de Lages.
Campo Belo do Sul realizou a VII Conferência da Saúde, levando informação e discutindo assuntos pertinentes envolvendo a população.
Portanto, estar atentos e cuidadosos à saúde é fundamental, seja nas práticas do dia a dia, ou na esfera de políticas públicas e órgãos ligados ao setor.
Estando com a saúde em saldo positivo, tudo flui melhor. Porque saúde representa viver, e viver bem.
Deixe seu comentário