logo RCN

Investimentos em educação que geram bons resultados

O que todo mundo sabe, mas com o passar dos anos parece estar sendo esquecido por boa parte da população, é que o mundo só se transforma com educação. Desde os primórdios, aprender a fazer contas e calcular distâncias, quantidades e pesos era essencial para a sobrevivência humana. Desde os primeiros tempos o aprendizado já era vivenciado sem que as pessoas se dessem conta.

Com o passar dos anos a educação foi ganhando forma, as disciplinas foram surgindo e a 'obrigação' dos pais de levarem seus filhos à escola se tornou uma exigência, porém cada pessoa deve estar ciente de que estudar, ou dar a oportunidade de estudo aos seus filhos é um dever, afinal todas as profissões passam por um banco escolar. Saber ler, escrever e fazer contas é primordial para se viver no mundo em que vivemos atualmente, e para isso existem as políticas públicas que investem em educação e apresentam dados muitas vezes empolgantes, outras vezes nem tanto com relação a educação no Brasil.

Nessa semana foi divulgado o Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado desde o ano de 2007 para medir os conceitos e qualidade na educação das escolas municipais e estaduais e tem por objetivo contribuir para a criação de metas que venham a contribuir com a melhoria na educação.

Os índices variam a cada ano e a participação das escolas é muito importante, pois essa é uma forma de avaliar a qualidade do ensino e as boas práticas que estão sendo adotadas para elevar esse índice. O que vale ressaltar é que o índice avalia escolas estaduais e municipais e esses índices variam conforme os investimentos em educação, uma vez que os recursos são distintos, então não se pode comparar uma escola com a outra, ou um município com o outro, se avaliarmos por essa visão, pois os recursos destinados a cada instituição não são provenientes da mesma fonte.

Vale ressaltar, também, os esforços de cada escola para incentivar seus alunos, professores e manter a harmonia nas salas de aula, buscando incentivar seus alunos a seguir na educação e apostar num futuro em que a formação profissional dependerá do bom desempenho desde os anos iniciais.

Estudar continua sendo a 'arma' para o sucesso no futuro.


Anterior

Você pode ajudar, basta olhar ao seu redor

Próximo

Anita Garibaldi passa por períodos de transição

Deixe seu comentário