Motivação
Há pessoas que vivem em um constante ritual em busca de dias perfeitos
Há pessoas que vivem em um constante ritual em busca de dias perfeitos, nos quais devemos agir de acordo com determinados passos visualizando a convivência harmoniosa. Abraçar um número de pessoas por dia, elogiar os outros, sorrir mesmo enquanto o coração chora são algumas das dicas que diversas palestras motivacionais trazem. Mas, será simples assim abraçar, elogiar e sorrir em qualquer circunstância?
Acreditamos que além do que você possa imaginar ser bom para você, viver em sociedade, harmoniosa ou não, é conviver com diversos pontos de vista, os quais nem sempre compartilham os mesmos preceitos entusiastas que você. Chegamos a conclusão que nem sempre é uma boa ideia abraçar um colega de trabalho que te conhece a ponto de dizer que seu abraço é falso. Não devemos elogiar algo ou alguém que realmente não mereça um elogio e jamais devemos ser falsos conosco e com nossos amigos a ponto de sorrir enquanto choramos. Vivemos em ambientes onde as impressões se formam com o tempo, logo mudar uma impressão leva tempo. Então entra a questão da perseverança: se sorrirmos todos os dias, mesmo que não queiramos, algum dia seremos vistos como autênticos.
Embora a sociedade lute para viver em paz, ela própria vive em confronto diariamente por motivos banais. Falsas impressões e desafetos que vem de tempos são responsáveis por atritos em diversos ambientes. Às vezes é necessário dar o braço a torcer e saber admitir nossos erros antes de tentarmos convencer alguém de que mudamos e queremos ser diferentes. Somente assim conseguiremos derrubar qualquer falsa impressão que alguém pode ter sobre nós, ou seja, se você é um avarento ranzinza, não vai adiantar virar a miss simpatia do recinto de uma hora para outra. Antes de encarar uma nova atitude, encare seus velhos atos.
O que queremos mostrar é que podemos atribuir à motivação a vontade de mudarmos, mas as mudanças devem vir ao conhecermos a nós mesmos e assumirmos que podemos estar errados em alguns pontos.
Além disso, quando queremos motivar alguém, temos que observar e absorver atitudes e conhecimentos com os quais pudemos nos deparar durante um período de convivência com determinada pessoa. Isso é importante para que possamos desenvolver nossa capacidade avaliativa sobre este indivíduo, assim poderemos motivá-las através de conselhos, mas nunca devemos dizer a elas como agir, afinal ninguém muda ninguém, a não ser a si próprio.
Deixe seu comentário