Olha as festas aí minha gente!
Cada cidade tem suas características, culturas e festividades. Umas estão ligadas ao tradicionalismo, outras a costumes e grandes atrações de nomes nacionais, há aquelas também que por anos deixaram as comemorações esquecidas e que agora demonstram sinais de que as festividades deixarão de ser apenas memórias de seus moradores e passarão a ser realidade, como a Festa do Migrante em Anita Garibaldi e a Festa da Cana-de-Açúcar no vizinho município de Celso Ramos.
2011 marca o ano da última festa realizada nestes municípios. Celso Ramos depois deste evento ficou conhecida nacionalmente com a terra da Cana-de-Açúcar, com histórias, pessoas, produtos e que até hoje produz a planta que elevou o nome da pequena cidade aos quatro cantos do país.
Anita Garibaldi, com seus mais de 20 mil habitantes na época em que a exploração da madeira era a principal economia do município, passou com os anos a perder seus filhos, que deixaram a cidade de interior em busca de novas oportunidades. Visando buscar lembrar essas pessoas e trazê-las novamente à Cidade dos Lagos, criou-se a Festa do Migrante, que tem o principal objetivo de proporcionar a oportunidade de seus filhos retornarem a sua terra natal. A última festa também foi realizada em 2011, então, já se passaram seis anos que os moradores destes dois importantes municípios não são lembrados por suas festividades.
Eis que a luz no fim do túnel surge neste ano de 2017 e os dois municípios anunciam o retorno de suas principais festas. Será este o momento certo para investimentos em festividades? Muitos devem estar se perguntando, pois com a crise que assola o país e, principalmente o município de Anita Garibaldi, seria esse o momento certo para se fazer uma festa? Acreditamos que sim, assim como os administradores dos municípios. O povo merece ter acesso ao lazer, a cultura e o resgate das tradições. As festas devem ser realizadas para o povo, com uma programação acessível à partipação da população, a qual precisa fazer a sua parte e contribuir para a realização destes eventos, afinal, é pensando em cada cidadão que elas acontecem.
Deixe seu comentário